Uma nova ferramenta do WhatsApp pode deixar o aplicativo mais informativo para quem gosta de “stalkear” contatos. De acordo com o site especializado WaBetainfo, o mensageiro está testando uma tela para que os usuários possam visualizar quais contatos estiveram on-line recentemente e quais estão ativamente no app em tempo real.
O recurso, no teste, foi integrado no mesmo menu em que o usuário pode selecionar um novo contato para começar uma conversa. Abaixo da lista de seleção do chat (com opções de novo contato ou de criar um link para a conversa), a imagem obtida pelo site mostra um item identificado como “recentemente on-line”
Nesse rol, devem aparecer aqueles contatos que estiveram há pouco tempo usando o mensageiro ou que estão on-line no momento. O teste não afirmou o período de tempo que o app vai considerar como “recente” para esse menu.
+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste
A ferramenta pode vir em conjunto com outra novidade que o WhatsApp também está testando: a sugestão de contatos para conversas. Nessa mesma aba, abaixo dos nomes de quem esteve on-line recentemente, o mensageiro também pode começar a sugerir algumas pessoas para conversar, sejam contatos que você não fala há algum tempo ou pessoas que você costumava trocar mais mensagens com alguma frequência.
Todas as essas mudanças ainda são testes. O WhatsApp não confirmou se alguma delas deve fazer parte de alguma atualização do aplicativo ou quando elas ficarão disponíveis.
Como desativar o recurso do WhatsApp
Apesar da possível atualização aumentar a exposição dos usuários no aplicativo, o WhatsApp já conta com opções de privacidade que deixam de indicar se alguém esteve on-line. Veja como configurar:
Leia também: “Apple vai bloquear iPhones consertados com peças roubadas”
- Tocar no ícone “três pontos”;
- Acessar “Configurações”;
- Em seguida, “Privacidade”;
- Escolher “Visto por último e on-line”;
- Em “Quem pode ver meu ‘visto por último'”, o usuário pode escolher entre “todos”, “meus contatos” (ou seja, apenas pessoas adicionadas por você), “Meus contatos, exceto…” (para criar uma lista de exceção) e “Ninguém”. Marcar a opção desejada;
- Em “Quem pode ver quando estou on-line”, escolher entre “Todos” ou “Mesmo que ‘visto por último'”. Se não quiser ser “dedurado” pelo aplicativo, basta marcar a opção “Ninguém” na etapa 5.
Quem deixar de informar o estado on-line também deixará de saber se outras pessoas estão on-line.
Leia também: “Viciados em celular”, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na Edição 210 da Revista Oeste
Revista Oeste, com informações da Agência Estado