Dessa forma, pódio passa a ser dominado por fabricantes asiáticas
As três maiores fabricantes de aparelhos celulares em todo o mundo são de origem asiática. É o que aponta o relatório apresentado nesta semana pela consultoria internacional IDC.
Leia mais: “Conselheiro da Anatel: ‘Huawei tem transparência menor’”
O pódio passa a ser composto somente por empresas da Ásia graças à Xiaomi, da China, que no último trimestre ultrapassou a norte-americana Apple no número de vendas e assumiu a terceira posição no mercado. Assim, a marca criada por Steve Jobs caiu para o quarto lugar. No período, elas venderam 46,5 milhões e 41,6 milhões de smartphones, respectivamente.
→ “Mesmo com lucro trimestral, ações da Apple caem”
À frente da Xiaomi no ranking divulgado pelo IDC está outra empresa chinesa, a Huawei. No terceiro trimestre de 2020, a empresa registrou vendas de 51,9 milhões de aparelhos celulares mundo afora.
A China, no entanto, não figura na liderança do mercado de vendas de smartphones. Quem aparece na primeira posição é a Samsung, da Coreia do Sul. Pelo relatório, a marca sul-coreana foi responsável pela comercialização de 80,4 milhões de smartphones de julho a setembro. Quantidade que a faz deter 22,7% de participação do mercado.
Retração do setor
O período analisado apresentou retração do setor. Com 353,6 milhões de aparelhos vendidos no total em todo o planeta, o setor fechou o trimestre com recuo de 1,3% em relação ao período anterior (abril, maio e junho).
___________
Por falar em smartphones… Aproveite para usar o seu aparelho celular para receber as principais informações sobre tecnologia, inovação, economia, política e muito mais. Clique aqui e faça parte da lista de transmissão da Revista Oeste no WhatsApp.