A Amazônia é o principal centro de diversidade genética do abacaxi comestível do mundo. Para diminuir os riscos de se perder essa variabilidade do gênero, está sendo instalado um banco ativo de germoplasma na fazenda experimental da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus.
+ Leia mais notícias do Agronegócio em Oeste
A parceria da Ufam com a Embrapa Amazônia Ocidental já reúne 54 acessos de abacaxi oriundos de 32 municípios amazonenses. Desta forma, o fruto se torna mais resistente a pragas e doenças.
Em A Força do Agro desta quinta-feira, 25, o espectador vai saber como a pesquisa ajuda o agro a ficar salvo de ameaças da natureza. Para isso, a apresentadora Joice Maffezzolli conversa com dois especialistas no assunto: o pesquisador Ricardo Lopes, da Embrapa Amazônia Ocidental, e o professor Henrique dos Santos Pereira, da Ufam.
A Força do Agro
O agronegócio é “Brasil que dá certo”. A grandeza e o potencial do setor, bem como desafios que devem ser superados, são abordados diariamente em A Força do Agro.
O agronegócio representa quase 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e não para de crescer. As transformações do setor ocorrem em alta velocidade e impactam o mundo rural. O Brasil é o terceiro maior produtor de alimentos e nos próximos anos deve ser o principal fornecedor.
O agro está presente no dia a dia das pessoas, não apenas na mesa, mas na roupa, nos cosméticos, no transporte, na energia, na vida.
De segunda a sexta-feira, o programa leva informação e conhecimento ao internauta e tem o papel de conectar o campo à cidade, de uma maneira leve e descontraída.
Serviço — A Força do Agro
De segunda a sexta-feira
Às 19h50min, depois do Oeste Sem Filtro
Acompanhe também pelo Umbrella Mídia, com conteúdo exclusivo
Clique aqui para se inscrever
Pelos políticos que tem, era quase 100% de certeza que o terreno é fértil pra fruta.