Genuinamente brasileiro, o guaraná surgiu na Amazônia. Na floresta, o pé do fruto pode chegar até dez metros de altura. Ele cresce como um cipó, enrolado nas árvores. Já no cultivo tradicional, a produção é por meio de estacas.
+ Leia mais notícias do Agronegócio em Oeste
A semente é o maior valor comercial do fruto, mas a casca também pode ser aproveitada, já que possui alto teor de potássio.
Em A Força do Agro desta quarta-feira, 17, o espectador vai ver que o Brasil é o único produtor comercial de guaraná. E detalhe: apesar de ser nativo da região amazônica, a Bahia, no Nordeste, é o maior Estado produtor do fruto.
Para falar sobre guaraná, o programa, com apresentação da jornalista Joice Maffezzolli recebe dois convidados. Ela conversa André Atroch, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Leonardo Araújo, da Guaraná do Brasil, fazenda localizada em Ituberá (BA).
A Força do Agro
O agronegócio é “Brasil que dá certo”. A grandeza e o potencial do setor, bem como desafios que devem ser superados, são abordados diariamente em A Força do Agro.
O agronegócio representa quase 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e não para de crescer. As transformações do setor ocorrem, a saber, em alta velocidade e impactam o mundo rural. O Brasil é o terceiro maior produtor de alimentos e nos próximos anos deve ser o principal fornecedor.
O agro está presente no dia a dia das pessoas, não apenas na mesa, mas na roupa, nos cosméticos, no transporte, na energia, na vida.
De segunda a sexta-feira, o programa leva informação e conhecimento ao internauta e tem o papel de conectar o campo à cidade, de uma maneira leve e descontraída.
Serviço — A Força do Agro
De segunda a sexta-feira
às 19h50min, depois do Oeste Sem Filtro
Acompanhe também pelo Umbrella Mídia, com conteúdo exclusivo
Clique aqui para se inscrever