No Estúdio Oeste #87, Silvio Navarro, Flavio Morgenstern, Fabiana Barroso e Carlo Cauti avaliam mais um avanço do STF sobre a democracia e os Poderes que foram democraticamente constituídos para representar o povo e sua liberdade. Mas, dessa vez, com uma novidade: até uma pesquisa da Atlas Intel revela o que já era notado por todos: praticamente metade da população brasileira considera que vivemos uma ditadura do Judiciário. Mais 20% considera que há “abusos”, mas não ainda uma ditadura, e quase 20% preferiram não responder.
Os abusos e absurdos permanecem, completando uma semana da fatídica Operação Tempus Veritatis, que vitimou mais inocentes na cadeia, no processo de fishing expedition, a “pescaria probatória” em que primeiro se acusa alguém, mesmo sem provas, depois se prende e se apreende seu celular para invadir sua privacidade e forjar uma narrativa. Foi o caso do ex-asssessor de assuntos internacionais Filipe Martins, preso sem provas – e com provas contrárias! – por ordem do ministro Alexandre de Moraes.
O Estúdio Oeste revela a capa da edição 204 da Revista Oeste, marcando mais um histórico texto de J. R. Guzzo, uma das lendas vivas do jornalismo brasileiro. O texto “Prova? Para que prova?” faz a pergunta que os membros das altas esferas do Judiciário, os políticos e, por que esquecer, a mídia não ousam fazer ao noticiar as operações da Polícia Federal comandadas pelo STF.
Ainda tem a charge da semana, a lua-de-mel de Janja e seu primeiro-damo no Egito para Lula criticar Israel, a anulação de provas da Obebrecht e JBS, a dança das cadeiras entre Ricardo Lewandowski e Flávio Dino no STF e no Ministério da Justiça e, claro, o momento Geraldo da semana.
O Estúdio Oeste é apresentado às quintas-feiras, sempre às 20h30, no canal de YouTube da Revista Oeste.