Nesta segunda-feira, 6, foi ao ar nos canais da Revista Oeste o documentário O Brasil que Faz Acontecer, que compila os melhores momentos dos episódios de 2024 de Oeste Negócios, programa apresentado e dirigido pelo jornalista Adalberto Piotto.
A produção aborda os desafios e as oportunidades que o Brasil tem de crescer, sobretudo, em um cenário que sofre com constantes solavancos nas políticas econômicas domésticas.
Ao longo do documentário, Piotto relembra as conversas que teve com 11 convidados durante nove edições do programa no ano passado. Participaram de Oeste Negócios empreendedores, empresários e acadêmicos de todos os ramos. Confira:
- Arri Coser (fundador da rede Fogo de Chão, NB Steak e Maremonti);
- Adilson Carvalhal Jr. (CEO da Casa Flora);
- Rodolpho Ramazzini (advogado e presidente da Associação Brasileira de Combate à Falsificação);
- Marcos Troyjo (economista e ex-presidente do Banco do Brics);
- Fabiano Funari (country manager da HCLTech Brazil);
- Gabriel Concon (fundador da Pizza Prime);
- Christian Lohbauer (cientista político);
- Isaias Bernardes de Oliveira (fundador da Chiquinho Sorvetes);
- Fábio Lellis (CEO do Grupo Lellis Trattoria);
- Ronaldo Znidarsis (CEO da Zeekr Brasil); e
- Maria Isabel Antonini (CEO da G4 Educação).
O documentário O Brasil que Faz Acontecer foi produzido por Gabriel de Souza, editado por Gabriel Reis e tem a direção do âncora Adalberto Piotto. Clique aqui para ter acesso à playlist completa do programa Oeste Negócios.
Brasil: oportunidades e futuro
Não por coincidência, o Brasil se destaca como um dos poucos países do mundo capazes de crescer dois dígitos ao ano. Com um território de extensão continental, a maior nação da América Latina possui, de norte a sul, todos os climas possíveis, o que possibilita a produção de três safras em um único ano — fenômeno que só um país como o Brasil pode realizar.
Ainda melhor do que ter uma região fértil para produzir e prosperar, é poder contar com pessoas dispostas a contribuir com esse crescimento. E adivinhe só: essa é uma das características mais fortes do grandioso Brasil, que, ao longo de mais de 8 mil quilômetros quadrados, é servido por cidadãos fortes e corajosos, dispostos a contribuir e evoluir com um país rico e soberano.
A vigorosa produção brasileira atravessa fronteiras e atinge poderosas nações ao redor do mundo. Mais do que nunca, o agronegócio do Brasil, por exemplo, se tornou indispensável para a alimentação e o abastecimento energético do planeta, que, a cada dia que passa, cresce cada vez mais e demanda por uma quantidade maior de recursos.
No entanto, ainda que a conjuntura internacional peça para que o Brasil assuma esse protagonismo, ainda existe a dúvida se o maior país da América Latina, que sofre com solavancos e constantes problemas domésticos, está pronto para abastecer o mundo e se tornar a chave para o futuro.
No primeiro capítulo do documentário O Brasil que Faz Acontecer, o economista Marcos Troyjo, o cientista político Christian Lohbauer e a CEO da G4 Educação, Maria Isabel Antonini, comentam as possibilidades de o Brasil assumir a cabeceira do abastecimento energético e alimentício do mundo.
As histórias de quem faz o Brasil acontecer
No Brasil, não faltam pessoas preparadas para alavancar o país e colocá-lo no topo da prateleira internacional. A força que impulsiona e que faz crescer existe e não para de crescer. Diariamente, muitos empreendedores e empresários geram empregos, criam produtos e resolvem os problemas da população.
E, como se não bastasse, esse grupo de pessoas ainda lida com uma política econômica que mais atrapalha do que ajuda, que enfraquece a produtividade e a pujança da economia brasileira. Contudo, apesar das adversidades, ainda existem corajosos que enfrentam os solavancos e que fazem o verdadeiro Brasil acontecer.
No segundo capítulo do documentário O Brasil que Faz Acontecer, Arri Coser (fundador das redes Fogo de Chão, NB Steak e Maremonti), Adilson Carvalhal Jr. (CEO da Casa Flora), Gabriel Concon (fundador da Pizza Prime), Isaias Bernardes de Oliveira (fundador da Chiquinho Sorvetes), Maria Isabel Antonini (CEO da G4 Educação) e Fábio Lellis (CEO do Grupo Lellis Trattoria) relatam experiências que moldaram e lapidaram suas carreiras.
O futuro da mão de obra e dos negócios no Brasil
O atual cenário do mundo coloca o Brasil em uma posição favorável para que ele deixe de ser apenas um país emergente e se torne um pilar fundamental para o avanço e a evolução do planeta. Apesar disso, a principal pergunta que fica é se a mão de obra brasileira, que é a força motriz da produtividade, está preparada para assumir esse papel.
Saber o que a geração futura aprende nas escolas e universidades é uma maneira de monitorar os resultados que poderão ocorrer no futuro. Ou, então, se o atual ensinamento vai preparar os jovens para assumir cargos de liderança.
No terceiro capítulo do documentário O Brasil que Faz Acontecer, Marcos Troyjo, Gabriel Concon, Christian Lohbauer, Maria Isabel Antonini e Fabiano Funari (country manager da HCLTech Brazil) falam sobre o preparo das pessoas que vão assumir a força motriz da economia brasileira no futuro.
O Estado precisa acompanhar a iniciativa privada
Ainda que as pessoas tenham a proatividade em fazer o Brasil crescer e evoluir, de nada valerá se o Estado não acompanhar a iniciativa privada. As políticas econômicas precisam facilitar a criação de negócios, reduzir as burocracias e, principalmente, apoiar o empreendedor brasileiro, que gera riqueza e empregos. Aos olhos do mundo, o Brasil está pronto para se tornar a chave para o futuro, basta que ele mesmo perceba isso.
No quarto capítulo do documentário O Brasil que Faz Acontecer, Marcos Troyjo, Adilson Carvalhal Jr., Fabiano Funari, Rodolpho Ramazzini (presidente da Associação Brasileira de Combate à Falsificação), Christian Lohbauer e Ronaldo Znidarsis (CEO da Zeekr Brasil) abordam a necessidade da criação de políticas econômicas que viabilizem a geração de negócios e o livre mercado no Brasil.
Assista ao Oeste Negócios, com Adalberto Piotto
O programa Oeste Negócios, com Adalberto Piotto, ocorre toda segunda-feira, às 20h30, no canal da Revista Oeste no YouTube. Acompanhe as histórias e os desafios de quem verdadeiramente faz o Brasil acontecer.