Um novo ciclone extratropical está se aproximando do Rio Grande do Sul, desta vez vindo da costa da Argentina. A chuva aumentou o nível do Lago Guaíba obrigando o fechamento de três comportas para evitar inundações pela segunda vez na semana. Além disso, o fenômeno deverá levar frente fria e geada a diferentes partes do Brasil.
O ciclone impulsiona ar mais frio para o Rio Grande do Sul neste fim de semana, o que vai manter a temperatura amena para esta época do ano. O ar frio terá maior influência na zona sul gaúcha, onde está prevista geada.
As mínimas neste domingo, 1º, e na segunda 2 vão ficar entre 3ºC e 5ºC em várias localidades da fronteira com o Uruguai. Na terça-feira 3, estas áreas do Rio Grande do Sul ainda devem ter frio com marcas ao redor de 5ºC.
Leia mais: “Imagens de satélite mostram antes e depois da chuva no Rio Grande do Sul”
As madrugadas de segunda e terça devem ser frias na Região Metropolitana de Porto Alegre. A capital gaúcha deve ter mínimas ao redor de 8ºC a 10ºC na estação do Jardim Botânico, mas que pode cair a 6ºC ou 7ºC no sul da cidade. Setores da Grande Porto Alegre podem anotar 5ºC a 7ºC nas duas madrugadas.
Ciclone eleva o nível do Guaíba: comportas anti-inundações fechadas
Das 14 comportas existentes para impedir as cheias do Lago Guaíba, três foram fechadas preventivamente no sábado 30. A operação foi feita depois da medição mostrar que o nível atingiu os 2,83m no Cais Mauá, apenas 17 centímetros abaixo da cota de inundação.
“O Catamarã vai suspender temporariamente as operações, assim como o Cisne Branco”, informou o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, em postagem no Twitter. “A atuação é preventiva até o nível do Guaíba estabilizar.”
A empresa de meteorologia MetSul emitiu um alerta sobre o risco de o Guaíba alcancar cotas tão extremas como as do meio da semana semana, quando chegou a 3,18 metros — maior nível desde 1941.
A última vez em que as comportas haviam sido acionadas em 2015, quando as águas atingiram 2,93m no Centro Histórico de Porto Alegre. As comportas são portas metálicas de até cerca de 5 metros de altura para barrar a água do Lago Guaíba.
Também são colocados sacos de areia para evitar a passagem de água por alguma eventual fresta. Esse processo pode levar até 40 minutos.
Ciclone extratropical sobre Regiões do Brasil
A frente fria associada ao ciclone na costa argentina se desloca para norte e traz chuva em vários pontos do Brasil. Chove em grande parte do Estado de São Paulo no domingo, assim como no Rio de Janeiro e no oeste, centro e sul de Minas Gerais. A instabilidade alcança, à noite, o sul do Espírito Santo.
No Centro-Oeste, por sua vez, haverá pancadas de chuva em vários pontos de Goiás e de Mato Grosso, mas isoladas durante o domingo. Em Mato Grosso do Sul, a instabilidade será isolada e vai se concentrar principalmente perto de Goiás, São Paulo e Mato Grosso.
Na capital paulista, o domingo será de muitas nuvens e com registro de chuva. Na cidade do Rio de Janeiro, chove pela amanhã.
Em Belo Horizonte, sol e nuvens e calor. Não se afasta chuva na capital mineira na segunda metade do domingo. A influência da frente será maior na segunda que tende a ser chuvosa.