Três gigantes mundiais do agro suspenderam operações na Ucrânia em razão da invasão russa ao país. As norte-americanas Bunge, a Archer Daniels Midland (ADM) e a CHS anunciaram suas decisões na sexta-feira 25.
A Bunge mantém mais de mil empregados no país. Ela possui e opera localmente elevadores de grãos e um terminal de exportação. Além disso, opera uma planta de processamento de milho por meio de uma joint venture. A empresa é uma líderes mundiais do setor.
Comerciante de commodities agrícolas, a ADM suspendeu as atividades em suas instalações na Ucrânia. O que inclui uma planta de esmagamento de oleaginosas e um terminal de exportação de grãos, silos no interior do país e um escritório em Kiev. Ao todo, são mais de 600 funcionários.
“A ADM usará toda a amplitude de nossa cadeia de suprimentos global e integrada para atender às necessidades de nossos clientes em todo o mundo enquanto gerenciamos essa situação difícil”, disse a empresa.
A CHS informou que vem reduzindo sua atividade de exportação na Ucrânia nas últimas semanas. Menor localmente entre as três gigantes mundiais do agro, ela emprega 46 trabalhadores na região, mas não possui operações portuárias no país. Globalmente, a cooperativa agrícola é uma grande exportadora de grãos e varejista de sementes e produtos químicos.
daqui uma semana eles vão estar la com o rabinho no meio das pernas e os russos mandando neles, quer apostar?