publicidade
Política

Maioria do STF é a favor de reajuste de quase 20% nos próprios salários

Aumento no orçamento da Suprema Corte, para R$ 850 milhões, também foi aprovado

STF Lei de Improbidade
Os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Luiz Fux, do STF | Foto: Carlos Moura/SCO/STF

Nove dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram a favor de um reajuste salarial de quase 20%. Trata-se de um texto que vai beneficiar juízes de todo o Brasil, inclusive os integrantes da Suprema Corte e servidores do Judiciário.

O projeto vai ser enviado ao Congresso Nacional, que vai aprovar ou não. Atualmente, um ministro do STF recebe quase R$ 40 mil por mês, sendo o teto do funcionalismo público. Com o reajuste, feito em quatro parcelas (entre abril/2023 e julho/2024), por fim o teto vai ser de quase R$ 47 mil.

Receba nossas atualizações

Cada parcela vai ser de 4,5%. Desse modo, se a proposta se tornar lei, o teto inicial vai ser de R$ 41,1 mil, em abril de 2023. Os salários dos outros juízes do Brasil possuem relação com os dos ministros da Corte Suprema. O de um ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) é igual a 95% do salário de um ministro do STF.

Relacionadas

Já os desembargadores dos tribunais do país recebem 95% do que recebe um ministro do STJ. Conforme o STF, se os reajustes forem aprovados, vão ser pagos com valores remanejados do próprio Poder Judiciário, sem mais repasses.

A votação está sendo feita em uma sessão virtual nesta quarta-feira, 10, em que os ministros votam pelo sistema eletrônico do STF. Os quatro que ainda não se manifestaram têm até às 17 horas de hoje para votar. Os ministros também aprovaram uma proposta que reajusta o orçamento do STF para R$ 850 milhões em 2023. O valor corresponde à inflação de pouco mais de 10%.

Conforme o STF, o último reajuste dos magistrados ocorreu em 2018. Além disso, as primeiras propostas previam reajustes maiores, que foram reduzidos.

“A Associação dos Magistrados Brasileiros menciona perdas acumuladas históricas de quase 40%. No entanto, o orçamento dos Órgãos do Poder Judiciário da União não comporta a recomposição integral desse percentual”, escreveu Luiz Fux, presidente da Corte.

Leia mais sobre:

37 comentários
  1. Luiz
    Luiz

    Comunistas adoram dinheiro, mas somente nas mãos deles, nunca nasa dos outros. Essa atual composição do STF prejudica o país.

  2. José Antônio Batalha Zocccoler
    José Antônio Batalha Zocccoler

    VERGONHA, ESSES 💩💩DÃO RISADA NA CARA DO POVO, PARASITAS….

  3. Luiz Ramos
    Luiz Ramos

    Eles não se sentem impedidos em legislar em causa própria ????

  4. Jose
    Jose

    Serão 6,4 milhões por mês, gasto com cada um desses juizes para termos uma corte com a pior composição desde sua criação. O cidadão de bem não merece isso!!!

  5. Caçador
    Caçador

    Um esquerdista é antes de mais nada, alguém, que deliberadamente optou por ser um moleque e agir como um moleque para o resto da vida, seja lá quanto tempo este martírio alheio dure!

  6. LeftPredator
    LeftPredator

    Indecentes de uma figa. Eles fingem que vivem num mundo paralelo. Se colar, colou! E pelo jeito, colou!

  7. Ulisses
    Ulisses

    É muita cara de pau! Não estão nem aí para a situação do país.

  8. Antonio Carlos Neves
    Antonio Carlos Neves

    Quanta insanidade e insensibilidade com as precárias condições de vida da maioria da população brasileira, sem moradia, saneamento, saúde, segurança e trabalho. Como querer bem a essa gente que se sente superior.

  9. ELIAS FELD
    ELIAS FELD

    Para surpresa de zero pessoas, os ministros aprovaram por unanimidade um substancial aumento dos próprios salários.

  10. ELIAS FELD
    ELIAS FELD

    O simples fato de uma imbecilidade como essa ser repercutida já dá a dimensão do quão doente anda o mundo.

  11. EMANUEL DE OLIVEIRA PONTES
    EMANUEL DE OLIVEIRA PONTES

    Lixo. Totalmente desconectados da realizade brasileira. Obs. A reportagem esqueceu de colocar a votacao nominal.

  12. Leila Pereira
    Leila Pereira

    Cabe ao POVO pressionar o Congresso pra REJEITAR o reajuste.
    É ano eleitoral e não podemos aceitar tamanha afronta.
    #STFsabotador

  13. Lenita
    Lenita

    Que maravilha se pudéssemos nos dar aumento, não!? A casta da Justiça se dando bem como sempre!

  14. Fernando Alonso
    Fernando Alonso

    Nós brasileiros , precisamos e devemos fazer a maior pressão em cima do congresso para que não passe tal reajuste , acorda Brasil , em função destes canalhas que não merecem respeito algum , centenas de milhares de brasileiros perderam o emprego , se suicidaram em função do desespero , passaram fome , morreram por falta do tratamento precoce , extremamente funcional ….

  15. Francisco
    Francisco

    Bons de bico, além do caviar e vinhos importados, aumento estupido 49.000 e não valem 500,00

  16. André Luiz Cumplido de Sant'Anna
    André Luiz Cumplido de Sant'Anna

    Os juízes “progressistas” confirmam o que são. Progridem nos salários e regridem no desempenho de suas funções.Se retornassem às Faculdades sem apadrinhamento de professores, seriam reprovados duplamente. pela falta de higidez e pelo deboche à Constituição

  17. PCC
    PCC

    Bando de vagabundos!
    São sustentados pelo povo brasileiro, comem lagosta e bebem vinhos caros, enquanto boa parte da população nao consegue leite para dar aos filhos.

  18. Daniel
    Daniel

    Sério? Quem diria que esses … iriam advogar em causa própria.

  19. Edson TC
    Edson TC

    Mas porque só 20% ??? Como um congresso de rabo preso como temos, vai passar fácil. Podiam ter pedido 200%…

    1. Edson TC
      Edson TC

      Melhor perguntar : Quem votou contra ? para ver se tem algum que se salva no critério hipocrisia.

  20. Daniel
    Daniel

    Bando de canalhas !!! Até quando assistiremos passivamente esse nefasto poder, que é o judiciário, legislar em causa própria sem nenhuma interferência!! Quem paga essa canalhice toda são os contribuintes mais humildes já que os mais abastados tem diversas maneiras de se safar !!! Canalhas !!!

    1. Wehbe Neme
      Wehbe Neme

      Você está certo, esta corja de canalhas tripudia sobre a nossa paciência, uma hora dessa a “cobra” vai fumar.

    1. Nilce
      Nilce

      Sou aposentada: paguei IRPF na fonte e continuo pagando na declaração de IRPF. Os aposentados NÃO TIVERAM NENHUM BENEFÍCIO NA PANDEMIA (Proposta de 14.o salário parada na Câmara/Senado). Antes desejava que 9 pessoas deste país viessem a falecer de morte natural. Mas pensando bem, pra não alegrar tanto o demônio, hoje desejo que só UM tenha um mal súbito fatal, resolveria todos nossos problemas.

  21. Iramar Benigno Albert Júnior
    Iramar Benigno Albert Júnior

    É muito fácil legislar em causa própria.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade