publicidade
Agronegócio

Uruguai confirma 1º caso de gripe aviária

Animal foi encontrado a 200 quilômetros do Rio Grande do Sul, um dos maiores produtores de frango do Brasil

aves gripe aviária
Santa Catarina é o segundo maior produtor de aves do país | Foto: Shutterstock

O Ministério da Agricultura do Uruguai confirmou o primeiro caso de gripe aviária no país, na manhã desta quarta-feira, 15. A contaminação foi encontrada em um cisne negro nas proximidades de Lagoa Garzón. A cidade fica a 180 quilômetros da fronteira com o Rio Grande do Sul.

No Brasil, o Estado está entre os maiores produtores de carne de frango. Os gaúchos concentram pouco menos de 14% dos abates nacionais, à frente deles apenas Santa Catarina (quase 14%) e Paraná (cerca de 35%).

Receba nossas atualizações

Juntos, os três Estados do Sul do país concentram por volta de 65% de todos os abates brasileiros. A região também faz fronteira com a Argentina.

De acordo com o jornal Valor Econômico, existem rumores da detecção de pelo menos um caso da gripe aviária na província argentina de Jujuy, nas proximidades da fronteira com o Chile. O governo local, entretanto, não confirmou a informação.

A gripe aviária é uma doença altamente contagiosa, que afeta aves domésticas e silvestres, e pode causar grandes prejuízos aos criadores. Rotas de aves migratórias cortam o Brasil, por esse motivo, a aproximação dos casos às fronteiras do país preocupa os produtores locais.

Atualmente, o agronegócio do Brasil é o maior exportador de frango do planeta. Ou seja: uma crise sanitária causada pela gripe aviária no país pode ter efeitos sobre a cadeia global de suprimentos dos alimentos com essa origem.

Leia também: “Cuidado com a gripe, aviária”, artigo de Evaristo de Miranda para a Edição 150 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

1 comentário
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade