Segundo o MapBiomas, sistema de validação e refinamento de alertas de desmatamento com imagens de satélite de alta resolução, o território nacional atingido por queimadas no primeiro semestre mais que dobrou.
Mais de 4 milhões de hectares foram queimados entre janeiro e junho, aumento de 119%, em comparação ao mesmo período de 2023. Mais de 60% dos incêndios ocorreram na Amazônia, com quase 3 milhões de hectares queimados.
Em São Paulo, as queimadas também são problema. Além da seca, principalmente no interior, há os incêndios criminosos, provocados por membro do MST.
Na região de Ribeirão Preto, existem mais de 40 brigadas formadas por produtores rurais, que se unem para combater os incêndios.
Em A Força do Agro desta quinta-feira, 18, o espectador vai ver como a união dos produtores é fundamental contra as queimadas.
Saiba por que o agronegócio é importante para o Brasil
A agronegócio é o “Brasil que dá certo”. A grandeza e o potencial do setor, bem como os desafios que devem ser superados, são abordados diariamente no programa A Força do Agro.
O setor representa quase 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro — e não para de crescer. As transformações do setor ocorrem em alta velocidade e impactam o mundo rural. O Brasil é o terceiro maior produtor de alimentos e, nos próximos anos, deve ser o principal fornecedor.
E não para aí. O agronegócio está presente no dia a dia das pessoas. Não apenas na mesa, mas na roupa, nos cosméticos, no transporte, na energia, na vida.
De segunda a sexta-feira, o programa leva informação e conhecimento ao internauta. O objetivo é conectar o campo à cidade, de uma maneira leve e descontraída.
Serviço
A Força do Agro
De segunda a sexta-feira
Às 19h50, depois do Oeste Sem Filtro
Acompanhe também pelo canal A Força do Agro, com conteúdo exclusivo