A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês) liberou a utilização da gasolina E15, que leva 15% de etanol na mistura, para tentar conter o aumento no preço dos combustíveis em todo o país. O órgão comunicou a decisão por meio de uma nota, publicada no fim de abril.
Relacionadas
“Esta ação está sendo tomada para neutralizar a guerra injustificada, não provocada e inconcebível da Rússia contra a Ucrânia e o profundo impacto nos mercados globais e domésticos de energia”, informa a Agência, em nota. “A EPA e o Departamento de Energia dos EUA (DOE, na sigla em inglês) têm monitorado ativamente as interrupções no fornecimento do mercado causadas pela guerra da Rússia na Ucrânia.”
Caso essa decisão não fosse tomada, a venda estaria proibida em mais de dois terços do país, nos terminais partir de 1º de maio e nas bombas depois de 1º de junho. De acordo com o “Clean Air Act” — Lei do Ar Limpo, em tradução livre —, a liberação pode ocorrer por determinação da EPA. Para isso, entretanto, é preciso uma consulta ao DOE. A concessão se dá em caráter emergencial.
“Em consulta com Jennifer Granholm, do DOE, concluí que é necessário tomar medidas para permitir as vendas do E15 durante a temporada de verão, a fim de minimizar e evitar a interrupção do fornecimento de combustível no verão aos consumidores”, disse Michael S. Regan, administrador da EPA.
Consumo de etanol nos EUA
Os norte-americanos consumiram pouco mais de 50 bilhões de litros de etanol em 2020, de acordo com a Administração de Informações de Energia dos EUA.
Em 2020, eles compraram quase 1 bilhão de litros de etanol brasileiro, conforme os dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar do Brasil. Esses embarques representaram cerca de 35% do volume nacional exportado, renderam pouco mais de US$ 400 milhões e colocaram os EUA como o maior importador do item produzido pelas usinas brasileiras.
KKKKKKKK
FOME PARA OS OUTROS..ETANOL PRA MIM!!!
CADÊ A TAL ‘RESPONSABILIDADE’ DESSES ANGLO-SAXÔES????
aaahhhhhh É só teatrimho né não?!
os mexicanos pagarão muito caro …com fome…. o etanol de milho dos EUA