Guilherme Piai Silva Filizzola, de 33 anos, está prestes a ser confirmado como novo secretário de Agricultura do Estado de São Paulo. Fontes ouvidas por Oeste afirmaram que a troca de comando pode ser confirmada no Diário Oficial da quarta-feira 11.
Ele vai substituir Antonio Junqueira, de 63 anos, que pediu exoneração do comando da pasta em 4 de outubro. Contudo, ele ainda continua no cargo.
Junqueira é proprietário de terras no interior paulista. “Planto cana-de-açúcar, seringueira e banana, além de ter cultivado laranja no passado”, revelou em entrevista concedida a Oeste.
Atualmente, Filizzola ocupa a função de secretário-executivo da Agricultura do Estado de São Paulo desde 19 de setembro. Trata-se do segundo posto mais alto no órgão.
O futuro secretário Agricultura de São Paulo
Natural de Presidente Prudente, no interior paulista, Filizzola tem 33 anos, é formado em administração, empresário e filho de produtores rurais. Faz parte do governo Tarcísio Gomes de Freitas desde o fim de janeiro, quando assumiu a direção da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp).
No comando do Itesp, o secretário coordenou a maior entrega de títulos agrários já ocorrida no Estado. Foram 528 títulos de regularização fundiária rural para assentados e 37 escrituras para médios e grandes proprietários rurais da região.
Nas eleições de 2022, o secretário concorreu ao cargo de deputado federal na bancada paulista pelo Republicanos, mas não conseguiu se eleger. O partido é o mesmo de Tarcísio.
Filizzola é um grande rapaz, natural da minha terra de Presidente Prudente e empenhado na luta pela direita junto com Tarcísio e Bolsonaro. Foi meu candidato a deputado federal e infelizmente não conseguiu se eleger. Avante SP. Esta em boas mãos.
Gosto de vergente jovem alçando cargos públicos por merecimento !!!
Parabéns Tarcísio e Parabéns Filizzola.