Agricultura orgânica avança, mas produtores cobram menos burocracia

Sistema orgânico é visto como meio de combater o êxodo rural e estimular os jovens a permanecer no campo
-Publicidade-
Atualmente, o Brasil tem cerca de 20 mil agricultores familiares certificados na produção orgânica | Fonte: Divulgação/ACSP
Atualmente, o Brasil tem cerca de 20 mil agricultores familiares certificados na produção orgânica | Fonte: Divulgação/ACSP

A produção de orgânicos cresceu nos últimos anos e, atualmente, há cerca de 20 mil agricultores familiares certificados no Brasil. No entanto, os produtores cobram recursos para avançar com pesquisas direcionadas ao setor. O grupo também defende a redução da burocracia e a simplificação de tributos. Essas reivindicações foram debatidas em audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados na segunda-feira 20.

Leia mais: “Setor de orgânicos projeta alta de até 30% neste ano”

O deputado Heitor Schuch (PSB-RS), que solicitou o debate, lamentou a falta de recursos e de políticas específicas. “Os produtores se viram por conta própria”, disse. Outros debatedores defenderam o sistema orgânico como um meio de combater o êxodo rural e estimular os jovens a continuarem o trabalho de seus pais. “A agricultura orgânica é mecanismo fundamental para que pessoas do campo tenham qualidade de vida e condições para produzir o alimento que vamos comer”, argumentou o presidente do Instituto Brasil Orgânico, Rogerio Dias.

-Publicidade-
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.