Maior feira de agronegócio na América Latina, a Agrishow encerrou suas atividades em 2024 com um faturamento acima de R$ 13,6 bilhões. O número estabeleceu um novo recorde para o evento realizado em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
Apesar da histórica renda, a organização optou por cancelar a coletiva de imprensa de encerramento. A decisão se deu como forma de prestar respeito às vítimas de um acidente causado por um helicóptero ocorrido na quinta-feira 2. O acidente ocorreu na estrutura do evento.
Os números da Agrishow deste ano foram divulgados por comunicado. O material destacou um aumento de 2,4% no faturamento em relação ao ano anterior.
Também foi positivamente apontado uma movimentação de público semelhante à edição de 2023. Estima-se que 195 mil pessoas tenham visitado os estandes montados no Parque de Exposições da Secretaria da Agricultura de São Paulo ao longo dos cinco dias de feira.
+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste
O presidente da Agrishow, João Carlos Marchesan, enfatizou que, apesar dos problemas climáticos, as expectativas de negócios foram superadas. Em comunicado oficial, o executivo expressou a esperança de que o agronegócio brasileiro se fortaleça ainda mais no próximo ano.
“Esperamos que, para o próximo ano, o agro brasileiro possa estar ainda mais forte e pujante”, afirmou Marchesan.
O executivo atribuiu parte do sucesso comercial alcançado à infraestrutura e à mobilidade do parque, que alavancou a experiência dos visitantes — sobretudo dos agricultores familiares.
A data para a realização da Agrishow 2025 já foi definida: o evento ocorrerá de 28 de abril a 2 de maio, marcando a celebração da sua 30ª edição. A expectativa é de que a feira continue impulsionando o setor agrícola e promovendo negócios bem-sucedidos.
Agrishow teve acidente envolvendo um helicóptero
No penúltimo dia de Agrishow de 2024, um helicóptero particular causou um acidente na maior feira voltado ao agronegócio na América Latina. Na ocasião, o forte vento causado pelas hélices da aeronave derrubou a tenda de um prestador de serviço que estava montada no local. Duas pessoas ficaram feridas.
A organização do evento informou que está investigando a causa do acidente.
Leia mais: “Ministro de Lula diz que MST bota alimento na mesa do brasileiro”
Para quem pensa que a AGRISHOW é apenas mais uma exposição para vendas de máquinas agrícolas, está enganado. A AGRISHOW realmente nasceu para mostrar a todos os agricultores de nosso País que necessitávamos de mais e melhores máquinas para decolar em uma agricultura de ponta e igualar a países mais desenvolvidos. Mas logo de cara já foi mostrando o que temos de melhor em matéria de tecnologia. Assim, o agricultor já foi assimilando o que há de bom e moderno, rentável, custos aceitáveis e BOOM ! Acabamos ultrapassando os “melhores” do mundo. Hoje não há o que discutir se vamos chegar lá. Já chegamos em agricultura de ponta. Independente do governo que esteja no poder, o Agronegócio está dando a volta por cima. Quem conhece o Mato Grosso hoje, e todos os outros Estados que têm a agricultura como seu principal bastião, então vai ver que agora o Agronegócio não vai deixar a peteca cair. As escolas de agronomia e congêneres pensam alto em agronegócio. Afinal é daí que vem o “pão nosso de cada dia”. Haveria muito que ressaltar no Agronegócio. Temos que ver, apoiar e discutir corretamente o Agronegócio pois é o sustentáculo do Brasil.