Agro: Brasil produz muito e preserva ainda mais

O país produz 260 milhões de toneladas de grãos e ainda mantém intocados dois terços do território
-Publicidade-
Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta usado na produção agropecuária brasileira | Foto: Divulgação/Embrapa Cerrados
Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta usado na produção agropecuária brasileira | Foto: Divulgação/Embrapa Cerrados

Mesmo figurando entre os maiores fornecedores mundiais de alimentos, o Brasil tem dois terços de seu território com a vegetação preservada. Ao todo, a agricultura ocupa 8% de todas as áreas brasileiras, de acordo com dados da Embrapa, da Nasa e do Mapbiomas. Somando com a pecuária, as terras destinadas ao agronegócio representam cerca de 30% do país.

A área preservada corresponde ao território de 17 Estados, incluindo os dois com o maior território no País. Ao mesmo tempo, a quantidade de terras destina à agricultura equivale ao tamanho de Goiás e Tocantins juntos. Se concentrada, a pecuária ocuparia os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia e São Paulo. Para as cidades e os equipamentos de infraestrutura, como estradas e ferrovias, restaria Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

-Publicidade-

Mesmo dando exemplo de preservação, o país conseguiu produzir 260 milhões de toneladas de grãos em 2021, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento. Conforme os dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, no ano passado o Brasil foi o maior produtor mundial de soja e açúcar e o segundo de carne bovina.

Leia também: “Os sabotadores do agronegócio”, artigo de Branca Nunes para a Edição 99 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

7 comentários Ver comentários

  1. Aqui em toda a serra do Espinhaço, temos uma área enorme de terras devolutas, onde só tem guará, canela-de ema, capim navalha, fruta-de-lobo ou lobeira, etc, só coisa que não presta, minto: tem muita água e de boa qualidade e é só… algumas áreas, atualmente são ocupadas por florestamento de eucaliptos, não sei onde entra isso daí nesse mapa. E o que tem de pastagens degradadas que também não é pouco, onde entra isso aí no mapa?

  2. Adeptos à pedofilia, um jornalista internacional da Folha e outro do Globo estão brigando para ver quem publicou uma matéria com o título EXATAMENTE IGUAL sobre um Tribunal dos Povos. Dizem que irão as últimas consequências para ter a atenção do Bolsonaro.

  3. “A verdade, mesmo que seja falada por poucos, sempre continuará sendo verdade; a mentira, mesmo que seja falada por muitos, sempre continuará sendo mentira”.

    Nise Yamaguchi, médica oncologista e imunologista.

  4. Depois desse desenho detalhado somente os sabatadores do agronegócio continuarão com o discurso vigarista de que o Brasil é o vilão do meio ambiente.

  5. Excelente matéria Piva.
    Registre-se que o governo central está publicando um lindo vídeo no exterior mostrando exatamente isto. E sensacional, convidando os incrédulos como Di Caprio, a virem respirar um ar puro, e deixarem seus dólares, claro, trazendo o Macron e assim deixarão de ouvir Anita!!
    Parabéns tbm ao bom governo do Brasil, que com estratégia vem minimizando os estragos que o establisment, com a participação de daniellas mercures e globolixos, vêm trazendo ao País.
    Até o Putin mostrou ao Macron, que a Amazônia tem dono.
    A NOM é o Brasil no BRICS, tornando-se o celeiro do mundo na produção de alimentos.
    Excelente domingo a todos, em especial às queridas mamães, em família 👪.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.