-Publicidade-

Agropecuária brasileira cresce e gera empregos mesmo durante a pandemia

Em vez de encolher, a produção do campo cresceu 2%
O resultado positivo ocorreu num ano em que desapareceram 8 milhões de empregos formais
O resultado positivo ocorreu num ano em que desapareceram 8 milhões de empregos formais | Foto: Reprodução New Holland/Redes Sociais

De acordo com o IBGE, em 2020 o PIB brasileiro recuou 4,1%. O único setor que, por assim dizer, “salvou a lavoura” foi a agropecuária. Em vez de encolher, a produção do campo cresceu 2% — ao mesmo tempo em que quedas foram registradas na indústria (-3,5%) e no setor de serviços (-4,5%).

Em 31 de dezembro de 2019, a agropecuária brasileira empregava 1,48 milhão de pessoas. Em 31 de dezembro de 2020, esse número atingiu 8,5% do total de trabalhadores, chegando a 1,6 milhão. O resultado positivo ocorreu num ano em que 8 milhões de empregos formais (17% do total) foram destruídos pelas medidas de restrição impostas para conter a pandemia.

Leia também: “5 grandes mentiras sobre o agronegócio”, reportagem na Edição 52 da Revista Oeste

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias.
Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.