A celebração do Dia da Avicultura ocorre em 28 de agosto. O setor brasileiro é o maior exportador de carnes de frango do planeta.
A produção de alimentos da avicultura brasileira é fundamental para a segurança alimentar da humanidade. Além disso, ela é essencial para a nutrição da população do país.
Saiba mais
Os números da avicultura brasileira
Atualmente, o setor produz por volta de 15 milhões de toneladas de carne de frango por ano — o carro-chefe absoluto da indústria. A maior parte disso abastece o mercado interno.
Cerca de 11 milhões de toneladas devem ficar no consumo interno. Ou seja: o volume corresponde a 51 quilos para cada habitante por ano. Desse modo, são quase mil hambúrgueres de 56 gramas por pessoa — o mais comum no mercado.
O restante vai para o mercado externo. Em 2023, a Associação Brasileira de Proteína Animal estima que o país exporte 5 milhões de toneladas de carne de frango.
Por volta de 170 destinos internacionais recebem os produtos da avicultura brasileira. De acordo com os dados oficiais, as vendas geraram US$ 9,5 bilhões em divisas para o Brasil com o mercado externo, em 2022.
Países islâmicos
Entre eles, se destacam as nações de maioria muçulmana. A Organização para a Cooperação Islâmica respondeu por 35% de toda essa receita.
Os islâmicos se submetem a diversas regras alimentares. E a carne de frango é a proteína de origem animal mais barata permitida dentro dessa religião.
A potência do setor despertou o interesse, por exemplo, da família real da Arábia Saudita. A monarquia árabe decidiu investir na BRF — empresa fundada no Brasil que se destaca figurar entre as maiores produtoras de proteína de aves do planeta.
O fundo soberano controlado pelos árabes decidiu investir tanto nas operações mundiais da empresa quanto na criação de uma joint venture focada na produção de aves no território saudita.
Um dos pontos basilares para o modelo aplicado pelo BRF é a integração da. A carne dos frigoríficos da empresa vem do abate de frangos com origem em criadores de todos os tamanhos. Esse modo é utilizado por outras empresas e cooperativas de todo o país e mostra que a avicultura brasileira consegue produzir alimentos e distribuição de riqueza, em escala.