A agropecuária brasileira conquistou mais um mercado internacional. A partir de agora, ovos e carnes de aves poderão ser exportadas para El Salvador, na América Central.
O governo federal informou na última sexta-feira, 29, que El Salvador autorizou a abertura de mercados para exportações brasileiras de ovos e carnes de aves. Os embarques irão ocorrer mediante aprovação sanitária.
As negociações foram feitas por dois ministérios: Agricultura e Pecuária (Mapa) e Relações Exteriores (MRE).
+ Leia mais notícias do Agronegócio em Oeste
No início de março, El Salvador já tinha autorizado exportações brasileiras de gelatina e colágeno originados de peles bovina, suína e de outros ruminantes. Em nota à imprensa, o MRE informou que as exportações agrícolas para o país somaram cerca de US$ 137 milhões em 2023, sendo que os principais itens foram cereais e produtos florestais.
Leia mais
“Essa abertura, que deverá contribuir para aumentar o fluxo comercial entre os dois países”, afirmou o MRE. “É mais uma demonstração da confiança internacional no sistema de controle sanitário do Brasil.”
Além de ovos para El Salvador: novos mercados do agro brasileiro
A exportação de ovos para El Salvador não são a primeira conquista do ano para o agronegócio brasileiro. Em janeiro, por exemplo, pecuaristas do país puderam iniciar vendas de bovinos vivos, além de embriões e sêmens de bovinos, para o Paquistão.
Conforme o Mapa, no mesmo mês, a pecuária do Brasil teve outra conquista: comercializar alevinos de tilápia para as Filipinas.
Leia também: “É uma tragédia — temos comida de mais”, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 200 da Revista Oeste
Revista Oeste, com informações da Agência Estado