Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo

O país ocupa o papel de liderança global desde 2004
-Publicidade-
País vai produzir 15 milhões de toneladas de carne de frango em 2022
País vai produzir 15 milhões de toneladas de carne de frango em 2022 | Foto: Reprodução/Sindiavipar

Em 2021, o Brasil liderou o ranking global de exportação de carne de frango. O feito deve se repetir em 2022, de acordo com os dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla e inglês).

Segundo o governo federal, o agronegócio do Brasil ocupa o primeiro lugar como exportador global de carne de frango desde 2004. Em 2021, o país enviou 4,5 milhões de toneladas do produto nacional para 150 nações diferentes, faturando US$ 7,5 bilhões com esse mercado.

A China e os Emirados Árabes Unidos foram os principais destinos. “No caso dos países árabes, a produção segue parâmetros de qualidade da cultura islâmica, que exige a chamada certificação Halal, obtida por auditoria do processo de abate, inspecionado por câmaras árabes no Brasil”, informa o governo federal, em nota. “Cerca de 70% das exportações são cortes, como peito, coxas e sobrecoxas e até pés e asas, vendidos para a China a preço superior ao de partes mais nobres.”

-Publicidade-

O agronegócio brasileiro forneceu 32% de toda a proteína desse tipo comercializada entre os países em 2021, conforme os dados do USDA. Em 2022, essa relação deve subir para 34%. Ainda assim, o mercado interno fica com a maior parte da produção nacional.

Ao longo de 2022, o Brasil deve produzir cerca 15 milhões de toneladas de carne de frango. Ao mesmo tempo, a Companhia Nacional de Abastecimento estima que 70% dessa quantidade vá para o mercado interno. Ou seja: quase 11 milhões de toneladas. Desse modo, são cerca de 50 quilos por habitante.

Leia também: “O agronegócio não é fascista”, reportagem de Branca Nunes e Artur Piva para a edição 128 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.