De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento, a colheita nacional de trigo se aproximou de 8 milhões de toneladas em 2021. Ainda assim, o volume não foi suficiente para suprir a demanda nacional do ano passado — projetada em pouco mais de 12 milhões de toneladas. Contudo, a autossuficiência para o cereal pode estar próxima.
Segundo Evaristo de Miranda, ex-chefe-geral da Embrapa Territorial, “se o clima ajudar e a produtividade média atingir 3 toneladas por hectare (ha)”, a produção nacional de trigo pode se aproximar de 10 milhões de toneladas em 2022.
Em artigo publicado na Edição 107 de Revista Oeste, o especialista afirma que a semeadura do grão no país em 2022 deve cobrir “3,6 milhões de hectares, a maior área dos últimos 36 anos.”
“O trigo pode seguir o caminho da soja e do milho nas últimas décadas”, analisou Miranda. “Em 20 anos, o Brasil passou de 35 milhões de toneladas de milho por ano para cerca de 120 milhões.”
Em entrevista concedida a Oeste, Celso Moretti, atual presidente da Embrapa, afirmou que o cereal desenvolvido para o plantio no cerrado é de boa qualidade. “É o chamado trigo pão, ele tem 15% de proteínas e é um dos melhores trigos do mundo, comparável ao argentino”, disse. “O que nós precisamos agora é de crédito e políticas públicas para viabilizar que a expansão ocorra no Brasil.”
Na maior parte dos setores produtivos, sempre tivemos políticos azedos como responsáveis por implementação de ações em favor do Brasil ou do povo. Só com meritocracia e profissionais técnicos teremos avanços. Graças aos deuses da agricultura, desde sempre, tivemos técnicos comandando a EMBRAPA. Sempre rendendo bons frutos. Vejam o exemplo da uva. Maçã. Peras……
Embrapa sempre produzindo tecnologia de ponta para aumentarmos ainda mais nossa produção, parabéns!
Na realidade o Brasil já deveria ser autossuficiente de trigo à muito tempo, como aqui não tem garantia de preço os países exportadores jogaram o preço pra baixo quebrando toda cadeia produtiva. Na realidade precisamos de garantia de compra num preço que remunere o produtor e ele consiga ter uma rentabilidade e continuar plantando .