Revista Oeste - Eleições 2022

O Brasil não precisa importar trigo, afirma especialista

País pode produzir 10 milhões de toneladas do cereal em 2022
-Publicidade-
A Embrapa viabilizou o cultivo de trigo no Cerrado
A Embrapa viabilizou o cultivo de trigo no Cerrado | Foto: Jair Ferreira Belafacce/Shutterstock

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento, a colheita nacional de trigo se aproximou de 8 milhões de toneladas em 2021. Ainda assim, o volume não foi suficiente para suprir a demanda nacional do ano passado — projetada em pouco mais de 12 milhões de toneladas. Contudo, a autossuficiência para o cereal pode estar próxima.

Segundo Evaristo de Miranda, ex-chefe-geral da Embrapa Territorial, “se o clima ajudar e a produtividade média atingir 3 toneladas por hectare (ha)”, a produção nacional de trigo pode se aproximar de 10 milhões de toneladas em 2022.

Em artigo publicado na Edição 107 de Revista Oeste, o especialista afirma que a semeadura do grão no país em 2022 deve cobrir “3,6 milhões de hectares, a maior área dos últimos 36 anos.”

-Publicidade-

“O trigo pode seguir o caminho da soja e do milho nas últimas décadas”, analisou Miranda. “Em 20 anos, o Brasil passou de 35 milhões de toneladas de milho por ano para cerca de 120 milhões.”

Em entrevista concedida a Oeste, Celso Moretti, atual presidente da Embrapa, afirmou que o cereal desenvolvido para o plantio no cerrado é de boa qualidade. “É o chamado trigo pão, ele tem 15% de proteínas e é um dos melhores trigos do mundo, comparável ao argentino”, disse. “O que nós precisamos agora é de crédito e políticas públicas para viabilizar que a expansão ocorra no Brasil.”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

  1. Na maior parte dos setores produtivos, sempre tivemos políticos azedos como responsáveis por implementação de ações em favor do Brasil ou do povo. Só com meritocracia e profissionais técnicos teremos avanços. Graças aos deuses da agricultura, desde sempre, tivemos técnicos comandando a EMBRAPA. Sempre rendendo bons frutos. Vejam o exemplo da uva. Maçã. Peras……

  2. Na realidade o Brasil já deveria ser autossuficiente de trigo à muito tempo, como aqui não tem garantia de preço os países exportadores jogaram o preço pra baixo quebrando toda cadeia produtiva. Na realidade precisamos de garantia de compra num preço que remunere o produtor e ele consiga ter uma rentabilidade e continuar plantando .

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.