O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) deve lançar neste mês o Plano Nacional de Fertilizantes. A iniciativa pretende trazer autossuficiência para o setor no país.
“[Com] esse plano nós podemos alcançar a autossuficiência [de fertilizantes] em 30 anos”, disse a ministra Tereza Cristina, em entrevista à TV Brasil, na segunda-feira 7. “Agora, é claro, que não depende só do governo. O governo está fazendo um plano com nove ministérios, mas também com a iniciativa privada. Nós precisamos de investidores que venham investir na exploração.”
Dependência de fertilizantes importados
Ela comentou que os “Estados Unidos têm 80% de produção própria e 20% de importados” e que a China “está mais ou menos nesse patamar”. “O Brasil, com essa potência do agro que é, tem de chegar a esses patamares de maior autossuficiência”, explicou.
Atualmente, os produtores brasileiros importam 80% dos fertilizantes que consomem. As principais carências são de nitrogênio, de fósforo e de potássio. Entretanto, o país tem recursos minerais em quantidade suficiente para sanar o problema.
Potencial inexplorado
No caso do potássio, a ministra citou as reservas no município de Autazes (AM), a cerca de 100 quilômetros da capital, Manaus. Segundo Tereza Cristina, a quantidade disponível no local poderia trazer tranquilidade ao país quando começasse a ser explorada.
Uma empresa do setor privado já possui o direito minerário e tem interesse em dar início à produção. Contudo, o projeto está em fase de licenciamento ambiental. “Temos um Código Ambiental e Mineral muito rígido, que faz com que isso demore muito mais para acontecer”, afirmou a ministra.
Publicada na Edição 102 da Revista Oeste, a reportagem “Potássio para dar e vender” revela a quantidade do mineral em Autazes e os entraves que impedem a exploração desse depósito, que pode suprir a demanda brasileira por 200 anos.
Entraves da velha política negativista e opressora mas, com disciplina e seguindo as regras iremos dar exemplo para o mundo e tornar o Brasil competitivo e autosuficiente com melhor distribuição de renda para todos.
Bom dia prezados.
A esquerda sempre impôs dificuldades, para vender de forma fraudulenta as facilidades.
Terras demarcadas e sem exploração pelo Brasil, mas, ONGs estrangeiras e grileiros estão a todo vapor.
Está na hora da Petrobrás, ajudar o país.
Retornando a operação da planta de araucária Paraná, e concluindo o projeto no Mato Grosso.
Depois passada a crise ela vende as duas operações para iniciativa privada
É com certeza q os governos anteriores já sabiam disso! P q não apertaram essa idéia??? E já teremos problemas em nossas produções! Não temos q esperar 30 anos! Acredito q DÁ PRA FAZER EM 10 A 15 anos! E quem entrar é certo de ganhar com isso ! Sem dizer q poderíamos EXPORTAR!
A esquerda vermelha do Brasil que se torne verde e amarela ou que se cale. Sempre são deles que partem os ataques, como nos obrigando a assistirmos o triste desenlace que foi vemos nosso honrado presidente pedir ao canalha russo. Querem fazer algo de bom, vão xingar ao macron.
Daqui a 30 anos, o Bolsonaro se ainda estiver vivo, nem saberá o que está acontecendo em sua volta, não conhecerá nem seus três filhos, sócios da empresa de politicagem.
Paulo Renato, se daqui a trinta anos você estiver vivo, provavelmente continuará chafurdado no esgoto da sua insignificância, na bile do seu amargor e na escuridão da sua alma vazia.
Vc tá enganado o Bolsonaro não é o Lula
Paulo Renato Versiani Velloso, chafurdando na m***da estão você e seus “cumpanheros”, com seu lider ladrão e os filhos dele que eram nada na vida e depois que o papai se tornou Presidente da Republica, para nossa desgraça, se tronaram “empreendedores de sucesso”.
Oeste, que tal fazer uma matéria profunda e reveladora sobre o Potássio existente em Sergipe? O STF, OAB e esquerdalha patife vão usar dos meios mais nojentos, antidemocráticos, mentirosos e lesa-pátria possíveis para proibir a mineração na Amazônia, como já faz com projetos de novas hidrelétricas.
Fazem*
Não fosse um STF aparelhado pelo PT e um Congresso que joga contra o Brasil, já estaríamos em um patamar de desenvolvimento muito acima do atual.
Pura verdade! Há décadas q este país está numa camisa de forças querendo explodir em tecnologia em todas as áreas ! Mas tem um monstro com tentáculos enormes abraçando o Brasil! Precisamos expurga Los!! Com essa idéia de não explorar a Região Norte ficaremos nas mãos dos outros eternamente! Pagando juros………
Parabéns presidente Bolsonaro, parabéns Teresa Cristina!
Show de competência e compromisso!
Se der certo, mais uma motivo para a esquerdalha se rasgar (para imensa alegria do Brasil de bem).
Meu caro, a ministra disse que a autossuficiência só será alcançada, daqui a TRINTA anos. Isso se tudo andar nos conformes. Está parabenizando o que? Se daqui a trinta anos nem o Bolsonaro estará vivo para ver isso daí?
Algum dia o Brasil tem que começar se quer alimentar seu povo e ser uma verdadeira potência agrícola ! No ano de 2001 eu preparei um parecer enorme frisando que não podemos depender em mais de 90% do consumo de fertilizantes importados ,quando trabalhei na Secretaria de Política Agrícola do MAPA ! Eu já previa que em caso de guerra teríamos problemas no abastecimento desses insumos provenientes da Rússia ,China e Bielorrússia !
Se a esquerda não for retirada das instituições o país não vai ser autossuficiente nem daqui a 200 anos! Seitas que precisam da pobreza para manter sua hegemonia nunca vão aceitar um povo emancipado.
Total razão!!!