Com a colheita de cana-de-açúcar de 2024, o Brasil deve ter produção recorde de açúcar. As projeções são do levantamento mais recente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
De acordo com o órgão, a produção de açúcar deve fechar em quase 47 milhões de toneladas. Caso se confirme, o volume será 27% maior em comparação ao resultado do ciclo anterior e 15% maior que o recorde anterior — registrado em 2021.
O produto é mais o antigo do agronegócio brasileiro — sua fabricação tem início no século 16. Trata-se do primeiro negócio promovido pelos portugueses no território que deu origem ao país. É, portanto, o grande responsável por dar início à integração econômica local com o restante do mundo.
São Vicente, no litoral paulista, está entre as cidades que disputam o título de mais antiga do Brasil. A produção de açúcar está entre as riquezas que viabilizaram sua fundação.
Produção de açúcar no Brasil atual
O Estado de São Paulo é o grande produtor nacional do item. Em 2024, por exemplo, por volta de 65% da fabricação brasileira terá origem nas usinas paulistas. Assim, a marca estadual deve fechar em 30 milhões de toneladas, segundo a Conab.
Além disso, o agronegócio brasileiro se destaca no mercado mundial. O país detém os títulos de maior fabricante e exportador do produto, conforme mostram os dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Os dados do USDA mostram que o Brasil é responsável por quase 25% da produção mundial de açúcar e abastece por volta da metade do comércio mundial de açúcar. Em 2022, por exemplo, o país faturou US$ 11 bilhões com os embarques do produto.
Indústria sucro alcooleira que gera emprego e renda.