Restaurantes são agro na veia. E mesmo nesse ramo do setor o Brasil está dando exemplo ao mundo, conforme mostra Janaína Torres Rueda. Elaborando pratos inspirados na culinária brasileira, ela se tornou a melhor chef do mundo.
Na quarta-feira 21, Janaína alcançou o primeiro lugar no ranking feminino de 2024 do The World’s 50 Best Restaurant — uma premiação que a revista Restaurant criou em 2002. Janaína comanda cinco estabelecimentos gastronômicos no centro de São Paulo, sua cidade natal.
A joia da coroa brasileira, contudo, é o restaurante A Casa do Porco, onde a melhor chef do mundo atua ao lado de Jefferson Rueda, ex-marido. “Quase uma igreja, um culto, uma corrente filosófica”, diz a dupla de cozinheiros sobre o lugar que criaram. “A beleza e o sabor do porco, em toda a sua extensão, glória e generosidade.”
Os pratos são inspirados na culinária do interior de São Paulo, terra natal do ex-marido. Aliás, com orgulho, eles definem como um espaço da “alta cozinha caipira”.
Para manter o padrão, a dupla procura fazer boa parte dos ingredientes, como os molhos e as massas, na própria cozinha do lugar. O que precisa ser comprado vem de pequenos fornecedores selecionados — a maioria deles, do agro paulista. E não é somente ali que Janina elabora receitas com esse tipo de carne.
Outros empreendimentos melhor chef do mundo
Entre os outras empresas da cozinheira, está a Hot Pork — lanchonete focada em cachorros-quentes com salsichas de porco.
Além disso, a melhor chef do mundo está à frente de outros três lugares. O mais antigo deles é o Bar da Dona Onça, onde ela começou a empreender, em 2008. Os outros são a Sorveteria do Centro e o Merenda da Cidade — restaurante em que a melhor chef do mundo criou um ambiente inspirado nas cantinas escolares.
Como é agradavel ler uma boa noticia, fruto do trabalho e dedicaçao. Mulheres verdadeiras que ocupam o espaço merecido por terem capacidade, valor e espirito de empreendedoras.
Parabéns…!