publicidade
Agronegócio

Brasileira se torna a melhor chef do mundo

Janaína se inspira em comidas que se tornaram típicas

Janaína Torres Rueda, a melhor chef de cozinha do mundo | Foto: reprodução/Instagram

Restaurantes são agro na veia. E mesmo nesse ramo do setor o Brasil está dando exemplo ao mundo, conforme mostra Janaína Torres Rueda. Elaborando pratos inspirados na culinária brasileira, ela se tornou a melhor chef do mundo.

Na quarta-feira 21, Janaína alcançou o primeiro lugar no ranking feminino de 2024 do The World’s 50 Best Restaurant — uma premiação que a revista Restaurant criou em 2002. Janaína comanda cinco estabelecimentos gastronômicos no centro de São Paulo, sua cidade natal.

Receba nossas atualizações

A joia da coroa brasileira, contudo, é o restaurante A Casa do Porco, onde a melhor chef do mundo atua ao lado de Jefferson Rueda, ex-marido. “Quase uma igreja, um culto, uma corrente filosófica”, diz a dupla de cozinheiros sobre o lugar que criaram. “A beleza e o sabor do porco, em toda a sua extensão, glória e generosidade.”

Os pratos são inspirados na culinária do interior de São Paulo, terra natal do ex-marido. Aliás, com orgulho, eles definem como um espaço da “alta cozinha caipira”.

Para manter o padrão, a dupla procura fazer boa parte dos ingredientes, como os molhos e as massas, na própria cozinha do lugar. O que precisa ser comprado vem de pequenos fornecedores selecionados — a maioria deles, do agro paulista. E não é somente ali que Janina elabora receitas com esse tipo de carne.

Outros empreendimentos melhor chef do mundo

Entre os outras empresas da cozinheira, está a Hot Pork — lanchonete focada em cachorros-quentes com salsichas de porco.

Além disso, a melhor chef do mundo está à frente de outros três lugares. O mais antigo deles é o Bar da Dona Onça, onde ela começou a empreender, em 2008. Os outros são a Sorveteria do Centro e o Merenda da Cidade — restaurante em que a melhor chef do mundo criou um ambiente inspirado nas cantinas escolares.

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. OTNIP M. IAVI
    OTNIP M. IAVI

    Como é agradavel ler uma boa noticia, fruto do trabalho e dedicaçao. Mulheres verdadeiras que ocupam o espaço merecido por terem capacidade, valor e espirito de empreendedoras.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade