A Cargill, gigante do agro global, registrou faturamento recorde de R$ 126 bilhões em 2023 com o Brasil. De acordo com a empresa, a receita gerou o lucro líquido de R$ 2,5 bilhões — resultado 101% maior que o do ano anterior.
“O último ano foi marcado pelo nosso crescimento no país”, disse Paulo Sousa, presidente da Cargill no Brasil. “Para podermos atender nossos clientes, tanto o produtor rural quanto os clientes de demanda, seguimos investindo na eficiência das operações existentes, além de concluir uma importante aquisição, que permitiu aumentar nossa capacidade de produção de farelo, óleo e biocombustíveis.”
Sousa refere-se aos ativos adquiridos da Granol. Na lista, três plantas industriais para o esmagamento de soja e produção de biodiesel que estão em Anápolis (GO), Porto Nacional (TO) e Cachoeira do Sul (RS). A aquisição também inclui quatro armazéns em Silvânia (GO), nos municípios tocantinenses de Porto Nacional, Marianópolis e Figueirópolis.
Cargill no Brasil
Para atingir a cifra bilionária, o gigante movimentou por volta de 51 milhões de toneladas de produtos agrícolas no país em 2023, parte deles processada. Atualmente, a companhia mantém no Brasil 29 fábricas, 75 armazéns, sete terminais portuários, dois centros de inovação, um centro de serviços compartilhados, cinco centros de distribuição, 14 escritórios comerciais e quatro escritórios corporativos.
Essa estrutura abriga 13 mil funcionários e se espalha por 15 Estados e o Distrito Federal. A Cargill atua no Brasil há quase seis décadas.