Um nutriente presente carne e no leite de animais que pastam, como os da espécie bovina, ajuda no tratamento contra o câncer. Trata-se do ácido graxo TVA, que o corpo humano não produz.
A informação é de um estudo da da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. A Nature — uma revista britânica especializada em artigos científicos — publicou os resultados recentemente.
O estudo também sugere que os pacientes com altos índices desse componente têm um complemento nutricional no tratamento clínico contra o câncer.
“Existem muitos estudos que tentam decifrar a ligação entre a dieta e a saúde humana, e é muito difícil compreender os mecanismos subjacentes devido à grande variedade de alimentos que as pessoas comem”, disse Jing Chen, ph.D., professora de medicina da Universidade de Chicago. “Mas se nos concentrarmos apenas nos nutrientes e metabólitos derivados dos alimentos, começaremos a ver como eles influenciam a fisiologia e a patologia.”
Jing afirma que esse nutriente realmente aumenta a imunidade tumoral — ou seja, contra o câncer.
TVA contra o câncer
“Os pesquisadores então conduziram uma série de experimentos com células e modelos de camundongos de diversos tipos de tumores”, informa um artigo no site da universidade. “Alimentar ratos com uma dieta enriquecida com TVA reduziu significativamente o potencial de crescimento tumoral de melanoma e células de câncer de cólon em comparação com ratos alimentados com uma dieta controle.”
De acordo com Chen, existem apenas algumas centenas de metabólitos derivados de alimentos circulando no sangue. Ele considera intrigante que um único nutriente como o TVA tenha um mecanismo tão direcionado “com uma resposta fisiológica muito profunda em todo o organismo”.
Isso explica porque as academias demonizam a carne e o leite cru.
Cada hora uma novidade. Antes, comer carne vermelha faz mal, inclusive associaram o consumo de carne com câncer de intestino. Agora, carne ajuda a combater o câncer. E foi assim com o ovo, o leite, bebidas alcoólicas etc etc…tudo interesses financeiros.