Na semana passada, durante sabatina no Jornal Nacional, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) qualificou o agronegócio brasileiro como “fascista” e “direitista”. Na mesma entrevista, o petista elogiou o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). “Está fazendo uma coisa extraordinária”, disse Lula, referindo-se ao grupo de invasores de propriedade. “O MST é o maior produtor de arroz orgânico do país.”
A despeito das críticas infundadas, o agronegócio brasileiro alimenta quase 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Aproximadamente 200 países recebem as frutas, as verduras e os legumes produzidos no Brasil. Os produtores rurais brasileiros abastecem a África, a Ásia e a Oceania.
Ver essa foto no Instagram
Em 2021, o Brasil foi considerado o maior exportador líquido de alimentos. Produtos como soja, milho e algodão, por exemplo, aceleraram a produção. De 2000 a 2020, o país teve uma participação de quase 15% no valor mundial das exportações de grãos, segundo dados divulgados pelo Consumer Price Index, indicador norte-americano de inflação. Se considerado apenas o ano de 2020, contudo, a participação brasileira ultrapassa a marca de 20%.
Mas não é só isso. Hoje, a cada cinco refeições feitas em todo o mundo, uma foi produzida no Brasil. Essa eficiência caminha lado a lado com o respeito ao meio ambiente, visto que o país tem a matriz energética mais limpa do planeta e a maior reserva de matas nativas.
Como explica a nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala, diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), o Brasil é “importantíssimo” para o mercado global de alimentos. “Sei que o mundo não sobrevive sem a agricultura brasileira”, ressaltou. “Precisamos pensar nos desafios futuros.”
Leia também: “O mundo tem fome e o Brasil, alimentos”, artigo de Evaristo de Miranda publicado na Edição 121 da Revista Oeste
PLANTAÇÃO PARA ESSE CACHACEIRO.MALDITO É DE CULTIVO DE MACONHA E FILHA DE COCA, PARA SUSTENTAR ESSA DESGRAÇA BOLIVARIANA, QUE ALIMENTA O CRIME ORGANIZADO NO MUNDO INTEIRO.
Já escrevi aqui para a revista. O AGro não apenas produz para o mundo. O setor também gera milhões de empregos em vários setores da economia brasileira. Agrega valores e mão-de-obra em vários níveis, especializada e até mesmo incentiva inovações tecnológicas e sustentabilidade. Imagina trabalhadores metalúrgicos sendo despedidos pelo Lula porque trabalham em indústrias que fornecem (e dependem do crescimento do Agro) equipamentos e materiais para colheitadeiras, tratores, caminhões graneleiros, contâiners, silos e armazéns, etc. E setores de veterinária, fertilizantes, genética, rações, sementes. O segor veterinário e engenharia agronômica também estão integradas aos trabalhos no campo. Não vou repetir, mas até a própria revista tempos atrás trouxe uma matéria sobre os setores que dependem e são parceiros da agricultura e da pecuária. Até mesmo a utlização de drones e sua fabricação, chips, etc. Portanto, caro amigo articulista: o agro não alimenta apenas omundo, mas também gera emprego e renda. Se o Lula quer desestimular o setor ele comete traição com seus companheiros metalúrgicos.
Enquanto isso no Brasil o número de pessoas que passam fome só aumentou alguns milhões. É todo dia alguém pedindo comida por aí ou revirando lixo na frente. Será que o velhinho pelo menos não vai olhar um pouco pra isso também?
Mentira esquerdoide.
O linguarudo, fantoche de Zé Dirceu e apadrinhado da Globo, precisa falar mais!! Deixa o desajustado falar!
A cada fala dele, ele se enrosca ainda mais na língua suja dele.
Alguém pode contar quantas asneiras e mentiras esse sujeito já falou, nessas suas verborragias ?!
Melhor não dar muito destaque ao “narfabeto”. Não sabe o que diz. O Bonner teve que passar “cola” para ele poder responder algumas perguntas. É, realmente, analfabeto. Mesmo com toda bagagem política que adquiriu não consegue responder, por si só, questões de dia a dia. Mesmo negando toda a roubalheira que produziu, esta figura nefasta, não articula duas frases seguidas. Continua se vitimizando e bebendo durante apresentações em público. Deve pedir para “fazer necessidade natural” e se afastar. Deve perder toda a “aposentadoria”, pois, ladrão não pode ter nenhuma regalia.
O marginal analfabeto e toda a corja não prestam nem para adubo, quando morrerem vão matar os vermes do solo e poluírem o lençol freático! Bando de imprestáveis!
O Brasil não sobrevive sem a agricultura brasileira e NÓS, não sobreviveremos a uma ditadura esquerdista, a uma ameaça vermelha.
Fico imaginando o que pensa o sujeito que acorda mais cedo que todo mundo, trabalha debaixo do sol e da chuva para produzir nosso alimento quando ouve uma atrocidade dessa.
Boa, Hudson! Infelizmente há os que defendem o narconegócio esquerdista e viajam na cana.
Há que se IMPLODIR com todo este sistema jurídico/político brasileiro. Impunição, ontem e hoje, é sinônimo de Brasil. É ladrão concorrendo ao cargo de presidente, é ladrão no Congresso, é narcotraficante atuando como ministro no STF, é facção criminosa travestida de partido político, é assassino de pai, mãe e filho em liberdade. Todos rindo da cara da sociedade honesta e trabalhadora, que deseja paz e progresso ao país. Essa sociedade condenada ao silêncio ditatorial, mas, que continua pagando salários e benefícios à toda escória política/jurídica, para obter-se isso aí. Escarnio 100%. Não há o que reformar nesse sistema carcomido. Prédio velho, caindo os pedaços e sucateado, dinamita-se. Existe apenas uma única solução, que é implodir-se com tudo isto…
Quando o fulano defendo o Cesare Batisti, terrorista, os “jovens” do Canadá, Chile e Brasil, q sequestraram o Abílio Diniz, também terroristas, e além disso defende a FARC Colombiana, organização produtora e traficante em larga escala de entorpecentes, é fácil defini-lo como Narcoterrorista.
Quanto mais deixam um idiota falar, mais se percebe quanto ele é um idiota.