Em artigo publicado na Edição 229 da Revista Oeste, o colunista Evaristo de Miranda apresenta alguns dados recentes referentes à pecuária do Brasil.
Leia um trecho do artigo que destaca a pecuária nacional
“Em 2023, a pecuária brasileira produziu um novo recorde de 10,6 milhões de toneladas de carne bovina. Desse total, 2,5 milhões de toneladas foram exportadas a 155 países. Esses 24% fazem do Brasil, há vários anos, o maior exportador de carne bovina do mundo. Apenas no primeiro semestre de 2024, o Brasil já exportou 1,29 milhão de toneladas, um crescimento de 27,3% em relação ao mesmo período de 2023. A receita foi de 5,69 bilhões de dólares, 17% superior à de 2023.
Da produção de carne bovina brasileira em 2023, 76% destinaram-se ao mercado interno, ao consumo nacional, situado entre os maiores do mundo. Uma disponibilidade de 36 quilos de carne bovina por habitante/ano ou 0,75 quilo por semana, um incremento de 13,5% em relação a 2022. Situação distante do crônico desabastecimento do passado, responsável pela importação de carne radioativa da Ucrânia pelo governo federal em 1986, quando o Plano Cruzado trouxe à cozinha dos brasileiros o acidente de Chernobyl.”
O artigo na íntegra está disponível na Revista Oeste. Clique aqui e leia o texto “Não falta carne”.
Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.
Revista Oeste
A Edição 229 da Revista Oeste vai além do texto de Evaristo de Miranda sobre a pecuária brasileira. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de Carlo Cauti (matéria de capa e coluna sobre economia), J. R. Guzzo, Augusto Nunes, Alexandre Garcia, Cristyan Costa, Rodrigo Constantino, Ana Paula Henkel. Guilherme Fiuza, Silvio Navarro, Eugenio Goussinsky, Daniela Giorno, Adalberto Piotto, Rute Moraes, Dagomir Marquezi, Joanna Williams (da Spiked) e Flávio Gordon.
Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.