Conab pode ter presidente suspeito de desviar recursos do Fome Zero

Sílvio Porto foi indiciado em 2014, quando era diretor de Política Agrícola e Informações da estatal

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
Sílvio Porto, ex-diretor de diretor de Política Agrícola e Informações | Foto: Reprodução/Agência Brasil
Sílvio Porto, ex-diretor de diretor de Política Agrícola e Informações | Foto: Reprodução/Agência Brasil

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) pode ser presidida interinamente por Sílvio Porto. Em 2014, ele foi afastado do cargo depois de a polícia federal indiciá-lo, em meio a uma investigação sobre desvio de verbas do Fome Zero. Criada no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a iniciativa visava a combater a desnutrição no Brasil.

Quando foi afastado da Conab, Porto era diretor de Política Agrícola e Informações da estatal. Sob seu comando, o departamento foi investigado em razão de um esquema de desvio de verbas no Programa de Aquisição de Alimentos (PPA) do Fome Zero.

Os desmandos começaram a ser investigados em 2011 e geraram a Operação Agro-Fantasma, deflagrada dias antes do afastamento de Porto. Os policiais fizeram diligências em 15 municípios do Paraná, Estado em que a diretoria de Política Agrícola era responsável pelo PPA.

-Publicidade-

Na época, o delegado Maurício Todeschini, coordenador da operação, acusou a estatal de encobrir as irregularidades com relatórios falsos. “Os coordenadores do programa nos municípios eram os principais responsáveis pelos desvios, com a conivência da Conab no acobertamento das irregularidades”, disse o policial.

De acordo com o jornal Valor Econômico, no atual mandato de Lula, Porto está sendo cotado para voltar ao cargo de diretor de Política Agrícola e Informações. Contudo, ainda segundo a publicação, ele pode presidir interinamente a Conab, até que a vaga seja assumida por Edegar Pretto — nome indicado por Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário.

Pretto e Teixeira são ligados ao MST, movimento que promove a invasão de terras privadas no Brasil. A Conab é um dos principais órgãos federais vinculados à produção e à distribuição de alimentos no Brasil. Anteriormente na estrutura do Ministério da Agricultura, Lula transferiu a companhia para o Ministério do Desenvolvimento Agrário.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

9 comentários Ver comentários

  1. Quanto maior a ficha, mais apto para assumir no desgoverno do chefe da quadrilha.
    O próprio comunista Ciro goma disse que Lula é o chefe da quadrilha.
    . A sinistra marina sirva disse que lula é corrupto.
    .Alckmin acusou lula de criminoso ao dizer que ele queria voltar ao local do crime e o próprio vice ajudou a conduzir ao local.

  2. Para ser indicado a um carguinho no atual “guvernu” é condição sine qua non ser portador de um passado pelo menos minimamente espúrio… Os caras são muito criteriosos.

  3. Lula é chefe de quadrilha, disse coroné ciro goma.
    Lula é criminoso, disse alckmin.
    Lula é corrupto e lavador, disse marina sirva.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.