As vendas de espumantes brasileiros no mercado interno em 2021 cresceram quase 40% sobre o ano anterior. O dado é da União Brasileira da Vinicultura (Uvibra).
Ao longo de 2021, as vendas internas da bebida fabricada no Brasil atingiram 30 milhões de litros. Ou seja: foram cerca de 40 milhões de garrafas. De acordo com Deunir Luis Argenta, presidente da Uvibra, a melhora ocorreu em razão da diminuição das restrições criadas durante a pandemia.
“As pessoas não viam a hora de poder confraternizar, depois de tanto tempo sem festas e eventos”, disse Argenta. “Mesmo com protocolos a serem seguidos, porém com regras menos rígidas, o hábito de brindar voltou a fazer parte da rotina das pessoas, ainda mais depois de tanto tempo isoladas. A abertura dos hotéis e restaurantes também favoreceu esta alta.”
Exportações de espumantes brasileiros
A bebida também ganhou mais espaço no mercado internacional. No ano passado, as exportações de espumantes brasileiros chegaram a quase 1 milhão de litros. Desse modo, o volume cresceu 20% sobre os embarques de 2020.
“A diversidade, a refrescância e a sofisticação do espumante brasileiro conquistaram o mundo, e no Brasil não é diferente”, afirmou Argenta. “Engarrafamos espumante de alta qualidade com preços excelentes. Além disso, o espumante é uma bebida festiva, que harmoniza muito bem em qualquer situação.”
Eu sou um que aderiu fortemente ao espumante. Principalmente por causa da minha Excelentíssima amada! Aprovado!!
Seria interessante a divulgação dos vinhos brasileiros premiados no exterior. Poucos conhecem…