No século 19, a requeima, principal doença que até hoje atinge a produção de batata e tomate, foi responsável pela grande fome na Europa, especialmente na Irlanda. Isso provocou a morte de 25% da população. Outros milhões de irlandeses migraram para os Estados Unidos e para o Canadá. Um terço da população daquele país dependia unicamente de batatas para sobreviver.
Agora, 150 depois, o problema persiste. Segundo a Embrapa, as perdas da batata podem variar de 10 a 50%, e o tomate pode sofrer perdas de até 70%. Mas, graças à pesquisa, hoje os produtores podem contar com defensivos para combater a doença.
Em A Força do Agro desta terça-feira, 2, o espectador vai ver como o defensivo agrícola é fundamental para garantir a segurança alimentar.
Além dos defensivos agrícolas: entenda a importância do agronegócio brasileiro
A agronegócio é o “Brasil que dá certo”. A grandeza e o potencial do setor, bem como os desafios que devem ser superados, são abordados diariamente no programa A Força do Agro.
O setor representa quase 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro — e não para de crescer. As transformações do setor ocorrem em alta velocidade e impactam o mundo rural. O Brasil é o terceiro maior produtor de alimentos e, nos próximos anos, deve ser o principal fornecedor.
E não para aí. O agronegócio está presente no dia a dia das pessoas. Não apenas na mesa, mas na roupa, nos cosméticos, no transporte, na energia, na vida.
De segunda a sexta-feira, o programa leva informação e conhecimento ao internauta. O objetivo é conectar o campo à cidade, de uma maneira leve e descontraída.
Serviço
A Força do Agro
De segunda a sexta-feira
Às 19h50, depois do Oeste Sem Filtro
Acompanhe também pelo canal A Força do Agro, com conteúdo exclusivo
A requeima (ataque de fungos em decorrência de clima e umidade a eles propícia), é considerada a mais destrutiva doença do tomateiro!