A Zamp, controladora da marca Burger King no Brasil, oficializou a compra dos direitos de exploração da franquia de restaurantes Subway no país. O negócio aparece em comunicado ao mercado publicado nesta segunda-feira, 16.
No texto, a Zamp informa que a aquisição ainda depende aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Com o contrato, a dona do Burger King se tornou a franqueadora do Subway no Brasil — anteriormente, o direito de exploração do negócio pertencia à Southrock Capital, que entrou em recuperação judicial em dezembro de 2023.
O acordo pelos direitos foi firmado diretamente com a matriz mundial do Subway — a gestora das operações brasileiras desde o pedido na Justiça.
A dona do Burger King no Brasil
Controlada pela família real do Abu Dhabi por meio do fundo Mubadala, a Zamp também possui os direitos para exploração da dos restaurantes Popeyes no Brasil. Essa rede possui 91 franqueados no país — que se somam aos 937 restaurantes Burger King no território nacional.
Assim, entre Burger King e Popeyes, são 1.028 lojas. A maior parte delas (766) são próprias — ou seja: apenas 262 são franqueadas a terceiros. Com esse modelo, a companhia faturou R$ 1 bilhão no segundo trimestre de 2024. A cifra representa um crescimento de 18% sobre o mesmo período do ano anterior.
Além disso, em junho, a Zamp anunciou a compra de outro ativo que pertenceu a Southrock Capital. Trata-se das operações da franquia Starbucks no Brasil.