A fatia do produto interno bruto (PIB) brasileiro gerada pela economia da soja deve crescer cerca de 20% em 2023, quando comparada ao ano anterior. No país, o setor manteve o emprego de 2,4 milhões de trabalhadores durante o primeiro trimestre.
Os dados econômicos da soja são fruto de levantamento da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP (Esalq), em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais. Os resultados foram publicados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) do campus.
Saiba mais
PIB da soja
De acordo com o Cepea, todos os segmentos desse ramo devem crescer. Os pesquisadores da Esalq estimam a expansão de 6% para insumos, de 38% para a soja dentro da porteira, de 4% para a agroindústria e de 15% para os agrosserviços dessa cadeia produtiva.
Liderança do agro
A cadeia produtiva desse grão representa por volta de 28% do PIB do agronegócio e 6,3% da economia nacional. Estima-se que esse ramo gere quase R$ 700 bilhões. Cerca de R$ 200 bilhões serão dentro da porteira. Ou seja: nas atividades de plantio, cultivo e colheita.
Essa riqueza se reflete em mais empregos. Os postos gerados pelo setor no primeiro trimestre correspondem a 12% mais que em igual intervalo de 2022.
Além disso, o grão é o carro-chefe do agronegócio brasileiro. E o Brasil lidera essa cultura no planeta — sendo responsável pela safra e pela quantidade exportada de maior volume no mundo. A produção de 2023 deve fechar em 156 milhões de toneladas, a maior colheita até o momento.
A marca recorde, contudo, deve ser superada no ano seguinte. Conforme mostram os dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, a colheita brasileira da cultura de 2023 deve fechar em 163 milhões de toneladas.
Ao longo deste ano, o Brasil vai exportar 94 milhões de toneladas do grão. A porção que fica no país, por sua vez, se destina a múltiplas aplicações. Com a soja, são feitos alimentos para seres humanos, ração para a nutrição animal e até mesmo insumos para indústrias como de higiene e de automóveis.