Em média, cada brasileiro consome 260 ovos por ano

Produção atingiu praticamente 55 bilhões de unidades em 2021
-Publicidade-
Quase todos os ovos produzidos no Brasil vão para o mercado interno
Quase todos os ovos produzidos no Brasil vão para o mercado interno | Foto: Christine Schmidt/Pixbay

A média de consumo de ovos dos brasileiros em 2021 se aproximou de 260 unidades per capita. O dado aparece no relatório de 2022 da Associação Brasileira de Proteína Animal (Abpa). Publicado nesta quinta-feira, 5, o documento reúne informações do setor aviários nacional.

De acordo com a publicação, a média era de aproximadamente 150 unidades per capita há 11 anos. O aumento do consumo de ovos dos brasileiros veio na esteira do salto da produção, que partiu de cerca de 30 bilhões, em 2010, para praticamente 55 bilhões em 2021.

Conforme os registros da Abpa, 30% dos ovos brasileiros foram produzidos no Estado de São Paulo. Entre os cinco primeiros colocados também estão: Minas Gerais (10%), Espírito Santo (9%), Pernambuco (8%), Rio grande do Sul (cerca de 6%).

-Publicidade-

Quase toda a produção fica para o mercado interno. No ano passado, o volume exportado correspondeu a menos de 1% do total — o que rendeu pouco mais de US$ 10 milhões ao país. Em torno de 70% dos envios foi do item in natura. O Porto de Santos (SP) respondeu por 77% dos embarques. Entretanto, a maior parte dos envios teve origem em granjas do Mato Grosso (44%).

No ranking da Abpa, os Emirados Árabes Unidos figuram como os maiores importadores dos ovos brasileiros em 2021, absorvendo 60% de todas as cargas enviada para o exterior. Na segunda posição aparece o Japão (10%).

Leia mais: “O Brasil vai alimentar o mundo”, entrevista concedida por Celso Moretti, presidente da Embrapa, para a Edição 103 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.