Em parceria com a Família Real Saudita, a BRF anunciou o investimento de quase US$ 85 milhões (cerca de R$ 500 milhões) para comprar 26% da Addoha Poultry Company. A informação aparece em um comunicado publicado pela empresa brasileira nesta quinta-feira, 31.
A Addoha Poultry Company é uma empresa especializada no abate de frango na nação árabe. A carne dessa ave é uma das mais importantes fontes de proteína animal para os muçulmanos, religião que é predominante no país.
Em razão da importância estratégica da companhia para a produção de frangos, a família real saudita se tornou acionista da BRF por meio da Companhia Saudita de Agricultura e Pecuária (Salic, na sigla em inglês). Trata-se de um fundo de investimento criado pelos monarcas árabes para incentivar a produção de alimentos.
Leia também:
Atualmente, a realeza possui cerca de 10% da empresa brasileira. Além disso, existe uma joint venture entre a companhia do Brasil e os sauditas com o nome BRF Arabia. Os sauditas possuem 30% do negócio, enquanto os brasileiros são os acionistas majoritários com 70% de participação.
A empresa da Arábia Saudita para investir no agro
Os investimentos da Salic ao redor do globo começaram em 2012. Além do território saudita, suas operações se estendem por Ucrânia, Índia, Brasil, Canadá e Cingapura. No território brasileiro, além da BRF, os árabes detêm participações na Minerva Foods — um dos grandes produtores mundiais de carne bovina.