publicidade
Agronegócio

Embrapa descobre 'diálogo' entre milho e lagarta

Característica pode virar ferramenta para afastar uma das piores pragas das lavouras do país

Beautiful,Corn,And,Leaf,In,Plant,Field,Ready,To,Crop milho
Milho pronto para ser colhido | Foto: Shutterstock

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) descobriu que plantas e lagartas podem se comunicar. Essa capacidade pode revolucionar a agricultura.

+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste

Receba nossas atualizações

De acordo com a pesquisa, a lagarta-do-cartucho responde a sinais enviados por meio de substâncias químicas pelo milho e pela crotalária, planta de cor amarela e caule verde fino. Agora, os técnicos pretendem usar essa espécie de diálogo sem palavras como arma no combate a pragas — algo vital para a agricultura tropical.

A crotalária exala um perfume capaz de repelir a praga, enquanto o milho libera odores de atração. O estudo foi realizado por Bruna Sartório de Castro, estudante de mestrado da Universidade de Brasília, sob orientação de Maria Carolina Blassioli-Moraes, pesquisadora da Embrapa. Ambas as características podem ser usadas de forma estratégica para proteger a lavoura.

Como usar o diálogo contra a lagarta-do-cartucho?

“Em se plantando tudo dá”, frase atribuída a Pero Vaz de Caminha sobre o Brasil, não é exatamente a realidade do país. Ao mesmo tempo em que é uma vantagem, o calor do clima tropical gera grandes problemas. De fato, a temperatura quente favorece a vida dos vegetais. Mas esse fator também se estende à vitalidade das pragas. Em lugares com invernos rigorosos, como a América do Norte e a Europa, o frio faz o trabalho de reduzir a população de insetos e lagartas. Sem essa ajuda, a agricultura precisa de tecnologia para prosperar.

Plantação de crotalária | Foto: Ana Lúcia Ferreira/Embrapa

Um dos métodos é o uso de defensivos químicos — feito com prescrição, controle e segurança. Contudo, a natureza também oferece outros caminhos, como, por exemplo, capturar o bicho para fazer o manejo. A “conversa” química é uma delas.

O plantio da crotalária ao redor dos milharais, por exemplo, é uma solução de baixo custo para manter a praga longe da produção. A emissão do perfume cria uma barreira natural que afasta o bicho. Segundo Maria Carolina, o poder de atração pode ser usado para criar armadilhas. A ideia é, a partir disso, criar iscas sintéticas para atrair as mariposas que produzem as larvas.

Milho, soja e outras culturas

A Embrapa classifica a lagarta-do-cartucho como uma das pragas mais destrutivas para a agricultura brasileira. “Esse inseto é altamente polífago, o que significa que ataca não apenas o milho, mas também diversas outras culturas de importância econômica para o país, como soja, algodão e arroz”, informa. Ela se alimenta das folhas e do cartucho, a parte central da planta, causando danos diretos que podem levar à redução drástica na produtividade. Infestações severas podem destruir uma lavoura inteira.

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade