As abelhas são os principais agentes polinizadores da natureza, e impactam diretamente a quantidade e qualidade da produção agrícola. Nesta terça-feira, 3, celebra-se o Dia Nacional da Abelha.
Elas são tão eficientes nesse papel, que são conhecidas entre os pesquisadores como ‘polinizadoras profissionais’. As abelhas também fazem um elo entre a produção agrícola e a conservação ambiental.
“As abelhas estão na interface da biodiversidade e da agricultura”, disse Denise A. Alves, doutora em ecologia e bióloga do Departamento de Entomologia e Acarologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP).
Segundo a bióloga, a existência de culturas agrícolas como soja, café, laranja, melancia, maracujá, cacau e girassol dependem em algum grau das abelhas. “As abelhas nos asseguram a produção, também a segurança alimentar e o nosso bem-estar, principalmente por conta da biodiversidade”, disse Denise ao portal g1.
As abelhas na produção agrícola
Com a presença das abelhas no ecossistema, por exemplo, a produção de café pode ter aumento de até 28% em seu rendimento.
“No mundo, estima-se que 85% de importantes culturas agrícolas são polinizadas pelas abelhas”, disse Denise. “Entre elas, estão os alimentos, as plantas que são usadas como medicamentos; e até o biocombustível, como o girassol, a canola, a mamona. Sem falar das fibras, como algodão, e de materiais de construção, como por exemplo, a madeira.”
A produção do maracujá, por exemplo, depende 100% das abelhas. “Sem abelha, não tem maracujá. Na produção do café, a inexistência de abelhas podem significar uma redução de 28%. A dependência de polinizadores é variável, mas também inegável a importantes culturas agrícolas no Brasil”, ressalta a pesquisadora.
Leia também
Denise explica que a presença das abelhas também aumenta a qualidade produção agrícola, dando frutos mais vistosos, o que ajuda a aumentar o lucro dos produtores.
“Quando as abelhas estão presentes nos sistemas agrícolas, o produtor tem uma maior quantidade de suas culturas e também maior valor agregado em relação a aspectos nutricionais e estéticos, além da durabilidade na prateleira”, diz ela.
Entre as 140 culturas que dependem de polinizadores no Brasil, 85 delas dependem das abelhas. A polinização contribui com 30% do rendimento agrícola. Uma estimativa de 2019 considerou o valor da polinização das abelhas na produção agrícola dos alimentos, e o montante correspondente foi de R$ 43 bilhões por ano.
Esses 43 bilhoes por ano refere-se ao Brasil ou em escala muindial
Muito boa essas inserções de matérias relativas ao meio ambiente e produção de alimentos. Carece ao brasileiro um conhecimento mínimo do que pessoas sérias no País fazem para o bem da sobrevivência e desenvolvimento da própria vida. Estamos presos no círculo vicioso da mediocridade pobre da Educação Crítica comprada há anos pelo MEC, longe do que nos interessa da realidade, para incentivar militância de esquerda freiriana. Vamos em frente!