Quem visita o Instagram da norueguesa Vigdis Rosenkilde não encontra nenhum ovo de Páscoa para comprar. A falta do doce não chamaria a atenção, exceto por um detalhe: ela produz o melhor chocolate do mundo.
O reconhecimento ocorreu no último Internacional Chocolate Awards, realizado em 2023 — uma das mais importantes premiações do setor. A barra com 70% de cacau feita por Vigdis em Olso, Noruega, marcou 91,6 pontos — medalha de ouro e a maior nota para o produto livre de recheio ou aromatização. Além disso, ela ganhou medalha de prata no mesmo campeonato para outras quatro criações.
A confeiteira norueguesa começou a produção em 2010, quando deu início a um negócio para trabalhar com amigos. Seu produto é feito com cacau do Peru — país onde ela passa três meses por ano para acompanhar a produção das amêndoas que importa. Ela afirma se envolver em todas as etapas desde o cultivo e compra a fruta direto dos agricultores.
Preço do melhor chocolate do mundo
Barras de 60g do doce super premiado estão à venda no site de Vigdis por cerca de R$ 70, sem contar os custos com o frete.
Brasil na competição
Produtos brasileiros também receberam medalhas na premiação de 2023. A melhor pontuação do país ficou com uma barra da marca paulistana Chocolate da Mestiço — que marcou 90 pontos e deixou para trás competidores do mundo inteiro. Diferente da norueguesa, a fabricante brasileira vende ovos de Páscoa.
Noruega é um país ateu em grande parte. Coincidência os tem um índice alto de suicide! Deus me livre de viver numa sociedade assim.
70 reais mais frete por 60 gramas de chocolate ?? Nem por um décimo desse preço. Pra isso temos os nossos Kopenhagen da vida, cacau show, lacta, ….