Dentro da plataforma Fretebras, o volume de fretes relacionados ao agronegócio cresceu 33% no primeiro semestre de 2022. Os dados foram divulgados na oitava edição do relatório sobre os transportes intermediados pela empresa.
Entre janeiro e junho, a plataforma on-line intermediou quase 5 milhões de fretes. O volume financeiro movimentado com os pagamentos pelos transportes, assim, ficou próximo de R$ 50 bilhões. Cerca de 36% desse montante veio com as cargas do agronegócio, de acordo com o relatório da empresa, ou seja, o setor foi responsável por quase R$ 17,5 bilhões em negócios o sistema da Fretebras.
Na primeira posição entre cargas do agronegócio, os transportes de fertilizantes geraram 25% do movimento. Na segunda posição aparece a soja, seguida do milho. As duas culturas são os carros-chefes da agricultura brasileira.
“Apesar dos problemas de estiagem no Sul que afetaram a produção da soja, produtos como o milho e o trigo tiveram ótima performance no semestre, e ambos devem atingir produções recordes até o fim do ano”, informa o relatório. “O clima favorável para as culturas da segunda safra traz boas perspectivas para o agronegócio nos próximos meses”, complementa o documento.
Leia também: “O Brasil vai alimentar o mundo”, entrevista concedida por Celso Moretti, presidente da Embrapa, para a Revista Oeste
Lula tem acenado com várias propostas de cunho esquerdista radical em 2022, tais como revisão de privatizações, descontrole de gastos públicos, aumento de impostos volta da CPMF, libertação de bandidos, apoio financeiro a Cuba e Venezuela, perseguição a membros da Operação Lava Jato e partidos de oposição (direita), banimento de jornais e emissoras de oposição e maior abertura da economia brasileira ao capital chinês, inclusive à colaboração militar.
Em termos geopolíticos, Lula presidente afasta o Brasil dos EUA e nos aproxima da China e da Rússia, que têm interesse em colocar mais bases militares na América do Sul, Atlântico Sul e Pacífico.
Lula não pode ser eleito e, caso seja eleito, deve-se providenciar alguma maneira de impedi-lo de assumir.
Com todo respeito, mas o cabeçalho da notícia dá à entender que o valor do frete aumentou, não a quantidade.