As geadas podem levar a Rússia a declarar estado de emergência. O país é o maior exportador de grãos do planeta.
Nesta segunda-feira, 3, Oksana Lut, ministra russa da Agricultura, informou que a medida poderia ser tomada até o fim desta semana, abrindo caminho para as reivindicações de seguro pelos agricultores. De acordo com a consultoria agrícola Sovecon, a safra do grão na Rússia pode cair cerca de 4% com as geadas.
Por volta de 25% de todo o trigo exportado no planeta é colhido na Rússia. O mercado entre países deve movimentar 215 milhões de toneladas, e 53 milhões de toneladas serão russas.
Em 2024, o país vai exportar em torno de 60% de toda sua produção, conforme mostram os números do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
O Brasil e o trigo da Rússia
Apesar de figurar entre os 16 maiores produtores de trigo do planeta, o Brasil depende do mercado externo para suprir sua demanda interna. Em 2023, por exemplo, o país importou pouco mais de 4 milhões de toneladas desse grão.
Os argentinos foram os principais fornecedores, com 54% do total. A Rússia aparece na segunda posição desse ranking, com 22%, segundo os dados do Ministério da agricultura. Em 2024, o Brasil deve produzir cerca de 8 milhões de toneladas de trigo.
Depois da queda do comunismo, mercado reage!
De importadora a Rússia torna-se a maior exportadora. É a pujança da iniciativa privada.
Somente os comuna não vêem.
Aff.
Rússia seria o maior exportador de grãos do mundo?!?!?