O Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais da China garantiu que o país ainda vai colher uma grande safra de grãos neste ano, apesar das inundações registradas na província central de Henan, uma importante região produtora. “Dos mais de 5 milhões de hectares de grãos de outono em Henan, mais de 4 milhões não foram afetados pelos desastres e cresceram melhor do que nos anos anteriores”, destacou.
Leia também: “Maior chuva em mil anos deixa 25 mortos e leva caos à China”
Segundo a pasta, em nível nacional, mais de 4,2 milhões de hectares de culturas foram prejudicados nos sete primeiros meses do ano, mas o patamar é inferior ao verificado na média dos últimos cinco anos. O ministério ainda informou que vai fortalecer a prevenção e o controle de doenças e pragas agrícolas para garantir uma produção anual de grãos acima de 650 bilhões de quilos.
Leia mais: “China chama Reino Unido de “p**a pedindo para apanhar”
Atualmente, a China é o maior importador de soja do mundo, tendo o Brasil e os Estados Unidos como seus principais fornecedores.
Pouca gente sabe que os chineses em geral têm uma intolerância terrível à lactose e são tremendos bebedores de leite de soja. Sabendo disso, e sendo o maior exportador para lá, o Brasil estava muito bem na posição de mostrar as garrinhas ao governo chinês – se houvesse, é claro, vontade política e patriotismo para isso. Eles precisam muito mais da comida produzida no Brasil do que nós das porcarias deles.