A B3, Bolsa de Valores de São Paulo, pretende lançar um índice de ações do agronegócio. A novidade chega ao mercado na segunda-feira 16.
Relacionadas
O produto vai listar as principais empresas do setor que têm capital aberto (ações) na B3. O Índice Agro Free Float Setorial (IAGRO B3) será formado por 32 papéis. Entre eles, empresas ligadas ao varejo de alimentos, calçados, logística e até mesmo da construção civil, refletindo a presença do agronegócio nos mais diversos setores da economia.
De acordo com a Reuters, o índice do agro engloba quatro divisões ligadas à cadeia de produção agrícola, que vão de insumos a transformação e venda dos produtos. “O índice é abrangente, incluindo setores direta e indiretamente ligados ao agronegócio, mas damos peso maior aos mais diretamente ligados ao agro”, disse Kondic, diretor-executivo de produtos listados e dados da B3.
No setor primário, aparecem as empresas de agricultura e pecuária. As companhias de fertilizantes, defensivos, máquinas e equipamentos agropecuários são listadas em insumos. A agroindústria inclui artigos de couro, fabricação de bebidas, têxtil e acessórios de base natural, além de alimentos. E as empresas listadas em serviços abarcam transporte, logística e armazenamento ao setor e comercialização de veículos agrícolas.
Segundo Kondic, o índice do agro deve “refletir o desempenho médio de empresas que são parte do agronegócio”. Ele ainda afirmou que a novidade “facilita e é mais um incentivo para fazer abertura de capital”.
Leia também: “O Brasil vai alimentar o mundo”, entrevista concedida por Celso Moretti, presidente da Embrapa, para a Edição 103 da Revista Oeste