Índice com ações do agronegócio vai ser lançado na Bolsa de Valores

As empresas são divididas em quatro setores, da produção no campo à venda de produtos
-Publicidade-
B3, a Bolsa de Valores de São Paulo | Foto: Reprodução/B3
B3, a Bolsa de Valores de São Paulo | Foto: Reprodução/B3

A B3, Bolsa de Valores de São Paulo, pretende lançar um índice de ações do agronegócio. A novidade chega ao mercado na segunda-feira 16.

O produto vai listar as principais empresas do setor que têm capital aberto (ações) na B3. O Índice Agro Free Float Setorial (IAGRO B3) será formado por 32 papéis. Entre eles, empresas ligadas ao varejo de alimentos, calçados, logística e até mesmo da construção civil, refletindo a presença do agronegócio nos mais diversos setores da economia.

-Publicidade-

De acordo com a Reuters, o índice do agro engloba quatro divisões ligadas à cadeia de produção agrícola, que vão de insumos a transformação e venda dos produtos. “O índice é abrangente, incluindo setores direta e indiretamente ligados ao agronegócio, mas damos peso maior aos mais diretamente ligados ao agro”, disse Kondic, diretor-executivo de produtos listados e dados da B3.

No setor primário, aparecem as empresas de agricultura e pecuária. As companhias de fertilizantes, defensivos, máquinas e equipamentos agropecuários são listadas em insumos. A agroindústria inclui artigos de couro, fabricação de bebidas, têxtil e acessórios de base natural, além de alimentos. E as empresas listadas em serviços abarcam transporte, logística e armazenamento ao setor e comercialização de veículos agrícolas.

Segundo Kondic, o índice do agro deve “refletir o desempenho médio de empresas que são parte do agronegócio”. Ele ainda afirmou que a novidade “facilita e é mais um incentivo para fazer abertura de capital”.

Leia também: “O Brasil vai alimentar o mundo”, entrevista concedida por Celso Moretti, presidente da Embrapa, para a Edição 103 da Revista Oeste

 

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.