publicidade
Agronegócio

Ipea estima crescimento de 11% para a agropecuária brasileira em 2023

Produção rural é chave para a economia do país

Ipea agropecuária
Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta usado na produção agropecuária brasileira

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima que a agropecuária brasileira cresça cerca de 11% em 2023. A produção rural é um setor-chave para a economia do país.

Na estimativa do Ipea para os resultados da produção agropecuária, o destaque ficou para o aumento do valor estimado para a produção vegetal (14%). Entre os fatores para o desempenho desse segmento está o aumento da safra de soja, previsto pela Companhia Nacional de Abastecimento em 20%. O grão é o carro-chefe do agronegócio do Brasil.

Receba nossas atualizações

Além disso, contribuiu para o crescimento previsto pelo Ipea para a agropecuária brasileira a alta próxima a 2% que o instituto projeta para a criação animal. “As produções de bovinos, suínos e aves devem continuar sendo aquelas que mais contribuirão positivamente em 2023”, informa o órgão em nota.

“Estimamos que a produção de bovinos deverá crescer 2,4%, ainda aproveitando a parte positiva do ciclo desse segmento”, informa o texto. “Para a produção de suínos, nossa estimativa é de desaceleração, porém com resultado ainda expressivo, crescendo 5% em 2023. Além disso, após um resultado bem menos negativo no terceiro trimestre de 2022, esperamos que a produção de leite apresente uma tendência de melhora, que deverá culminar em crescimento de 1,3%, em 2023.”

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade