A empresa JBS retomou as operações de seu incubatório de frangos de corte em Rolândia, no Paraná. O “berçário” de pintinhos é o maior e mais tecnológico do Brasil.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A JBS é responsável por 12% dos pintinhos que a Seara produz. O berçário teve um investimento de R$ 135 milhões para recuperação e modernização, depois do incêndio na unidade, em 2023.
Em nota, a empresa explica que o local pode incubar mais de 16 milhões de ovos férteis por mês, assim, ocupa uma área de 16,3 mil m².
Leia também: “Britânicos planejam barrar JBS da Bolsa de Nova York”
“Incubados em estágio único, os ovos são colocados e retirados das máquinas, todos ao mesmo tempo, a cada ciclo de incubação”, explica a JBS. Conforme a empresa, esse processo é considerado “um dos melhores”, porque todos os maquinários são limpos ao fim de cada procedimento.
“Seguindo os princípios do bem-estar animal, o incubatório possui um controle maior de ambiência”, relata a JBS. Isso favorece “o desenvolvimento dos embriões com maior eficiência e qualidade”.
Outras tecnologias do berçário da JBS
A JBS informa que o incubatório também “possui uma sala de controle de climatização, sistema de alarmes e monitoramento ambiental, com câmeras por toda a unidade”. Além disso, a equipe instalou instrumentos para o controle de incêndio.
De acordo com Vamiré Luiz Sens Júnior gerente-executivo de Sustentabilidade Agropecuária da Seara, a reconstrução teve foco retomar a operação totalmente modernizada. Júnior diz que o projeto tinha o objetivo de assegurar excelentes níveis de eficiência e otimização dos recursos naturais.
Leia também: “Redes sociais: o que os ‘democratas’ querem é censura”, artigo de Mario Sabino publicado na edição 199 da Revista Oeste
O gerente-executivo explica que, “além das melhorias do processo, a incubação realizada mais próxima às granjas reduz o tempo de deslocamento de ovos e pintos”. Resulta, assim, em um serviço melhor.
Com a instalação do processo de osmose reversa, que faz a filtragem da água por meio de equipamentos próprios para reter as partículas e poluentes físicos e microbiológicos, a unidade pode economizar 200 mil litros de água por mês, com o uso de água destilada nos processos de incubação.
O berçário está previsto para entrar em atividade em fevereiro. Com a retomada das atividades, a unidade vai contar com 155 funcionários.
Mais uma excelente matéria da @RevistaOeste com foco exclusivo no jornalismo Técnico!
Importante destacar que, embora o Grupo Empresarial ao qual se filia a JBS seja administrado por pessoas cujos valores Éticos são destaques Negativos; seu desempenho empresarial é Espetacular! Beneficiários de “favores estatais”, não se pode todavia ignorar o Resultado de Trabalho Árduo e Eficaz na produção de Proteína Animal com Resultados Impressionantes!
Berçario de pintinhos, então o nome Rolândia está mais do que adequado.
Óbvio! Estranho seria um berçário de perereca!