publicidade
Agronegócio

Lei que aumenta tributos para o agronegócio gera conflito entre deputados no PA

A medida atinge o cálculo atrelado a produtos exportados, como carne, soja e milho

Deputados da Alepa chamaram produtores rurais e empresários para um debate sobre a Lei 10.837/2024, que determina o aumento da tributação ao agronegócio
Deputados da Alepa chamaram produtores rurais e empresários para um debate sobre a Lei 10.837/2024, que determina o aumento da tributação ao agronegócio | Foto: Divulgação/Alepa

Deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) convocaram produtores rurais e empresários do município de Paragominas, no interior do Estado, para um debate sobre a Lei 10.837/2024, que determina o aumento da tributação ao agronegócio. A reunião ocorreu nesta quinta-feira, 16, e gerou desentendimentos entre parlamentares no plenário.

+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste

Receba nossas atualizações

A lei proposta pelo governo estadual atinge o cálculo atrelado a produtos exportados, como carne, soja e milho. Para discutir a possível inconstitucionalidade da lei, a Comissão de Agricultura, Terras, Indústria, Comércio e Serviços convocou os produtores até a Casa.

Oposição diz que nova lei para o agronegócio é inconstitucional

O deputados contrários à mudança na legislação lembram que a Emenda Constitucional 132/23 congelou as condições de contribuição em abril de 2023. Além disso, a legislação é considerada “desigual e incoerente” pelo setor agrícola, sobretudo pelo fato de o segmento de mineração manter as condições anteriores à recente lei.

Rogério Barra (PL-PA), líder da oposição na Alepa, explicou que a lei foi aprovada por uma Assembleia constituída majoritariamente por integrantes da situação ao governo do Pará. O Estado está sob o comando de Hélder Barbalho (MDB).

“Quando há uma pauta desinteressante para a população, passam como um raio de luz e não dão espaço para questionamentos; detectamos várias pautas-bomba naquele dia”, explicou Barra, classificando a lei como um problema para os produtores do agronegócio.

Segundo Barra, não houve má fé, mas a Comissão de Agricultura deu um parecer favorável e acabou induzindo os demais parlamentares. “Camuflaram o texto, que foi complexo; camuflaram algumas palavras para enfiar esse ‘jabuti’ na pauta do dia”, completou o deputado.

Rogério Barra pediu a união entre a deputados da Alepa e o setor produtivo, representado na audiência de ontem pela Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa). Segundo ele, há uma “busca incessante do governo do Pará por arrecadação”. “A Federação precisa dispor de informações aos políticos para evitar mais taxação”, disse.

Discurso gera conflito entre parlamentares

O presidente da Comissão, Fábio Freitas (Republicanos), tentou interromper o discurso do deputado do Partido Liberal. “Isso aqui é um Parlamento, é um colegiado, não é de apenas um deputado”, rebateu Barra.

Incomodado com interrupções em sua fala, Barra soltou um palavrão no plenário. Depois, sugeriu unificar a oposição ao governo. “Não existe temor porque ele [o governador] tem a maioria dentro da casa”, disse o político. “O que ele teme é perda de poder.”

Leia também: “As vantagens do cooperativismo no agro

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Leo Saraiva
    Leo Saraiva

    Ué??? Não tá bombando na grana????
    Não sustenta o país???? Pq eu, pagador de imposto, tenho que subsidiar até os empréstimos que eles fazem???? Vai pagar e para de mimimi

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade