Em 30 países, incluindo o Brasil, 10 de maio marca o Dia Mundial do Frango. Figurando entre os líderes mundiais do setor, os criadores brasileiros têm a segunda maior produção da ave no planeta. Além disso, eles são os maiores exportadores desse alimento no mercado internacional.
No ano de 2023, o Brasil deve produzir 15,5 milhões de toneladas de carne de frango. Se todo esse volume fosse transformado naqueles hambúrgueres congelados vendidos nos supermercados, seriam fabricados cerca de 275 bilhões de unidades do alimento.
Essa quantia corresponde a cerca de 35 hambúrgueres de carne pura para cada habitante do planeta. Porém, o país está longe de exportar toda a produção nacional.
Brasil e o frango no dia a dia
O maior cliente da avicultura do país é o mercado interno. Cerca de 70% de toda a produção nacional vai para a mesa do brasileiro. São 51 quilos de carne de frango por habitante.
Dentro do país, esse volume alimenta tanto os lares, para a cozinha do dia a dia, quanto o segmento de produção de alimentos prontos para o consumo. Redes de fast-food, como KFC e Popeyes, operam graças aos produtores de frango do Brasil. E não somente elas.
Os lanches com a ave do McDonald ‘s, do Burger King e de qualquer outra lanchonete do país precisam da avicultura nacional para ter a matéria básica de seu produto: a carne. E o mesmo acontece com pizzarias, restaurantes, bares e até carrinhos de rua. Todos eles estão inseridos em uma cadeia de produção diretamente ligada ao que acontece no campo.
Além de alimentar os humanos, os avicultores também abastecem a indústria de ração animal. Muito do que é servido aos pets, como gatos e cachorros, vem do setor.
País troca frangos por dólares
Depois de gerar tantas facilidades para a vida dentro do Brasil, ainda sobra frango para ser exportado, trazendo dólares. A Associação Brasileira de Proteína Animal estima que, em 2023, o país bata um novo recorde com a quantidade desse alimento vendida ao mercado externo. Pelas projeções, deve chegar a 5 milhões de toneladas.
No ano passado, o Brasil enviou 4,7 milhões de toneladas de carne de frango para o mercado externo. Os embarques trouxeram US$ 9,5 bilhões ao país.