publicidade
Agronegócio

Mais por menos: safra de arroz aumenta, e valor da produção diminui

Números mostram mercado em funcionamento sem intervenção estatal

prato de arroz
Safra de arroz deve crescer quase 15% em 2025 | Foto: Reprodução/Unsplash

A safra deve aumentar, mas o Valor Bruto da Produção (VBP) de arroz do Brasil pode cair em 2025. As projeções são do Ministério da Agricultura (Mapa) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Mais uma vez, os números mostram um mercado em funcionamento sem intervenção estatal, sem a intervenção que o governo Lula tentou fazer em 2024.

De acordo com o Mapa, a produção brasileira de arroz em 2025 terá um valor bruto próximo de R$ 24 bilhões. A cifra representa uma queda de 5% em relação aos R$ 25 bilhões da colheita anterior.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste

Ao mesmo tempo, a Conab estima que a colheita cresça quase 15%, passando de 10,6 milhões de toneladas para cerca de 12 milhões de toneladas. É verdade, porém, que os agricultores do Rio Grande do Sul — responsáveis por 70% da safra nacional — contestam esse número e preveem uma safra com 500 mil toneladas a menos do que o estimado pela companhia.

Contudo, mesmo com essa redução, a colheita do Estado (e do país) será maior em 2025 do que no ano anterior. Ou seja, de todo modo, a produção de arroz aumenta, e o agricultor põe mais alimento nas mesas, sem a intervenção estatal no mercado.

A tentativa de Lula de intervir no mercado de arroz

Em maio de 2024, em meio a uma crise humanitária que assolava o Rio Grande do Sul depois das tempestades que devastaram o Estado, o governo Lula tentou intervir no mercado de arroz. A proposta era importar o grão de outros países, alegando uma possível falta de abastecimento, já que os gaúchos são os principais fornecedores desse alimento para a população brasileira.

Representantes dos agricultores se posicionaram contra a medida. A maior parte da colheita gaúcha foi realizada antes das chuvas, garantindo, assim, o suprimento nacional.

Ainda assim, o governo tentou levar a ideia adiante. A Conab organizou e realizou um leilão para comprar arroz importado de outros países. Contudo, a maior parte dos fornecedores que venceram a disputa não tinha histórico que demonstrasse expertise nesse mercado. O resultado levou o governo federal a suspender o leilão.

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade