O Ministério da Agricultura (Mapa) acaba de lançar um site sobre o ecossistema de inovação no agronegócio brasileiro. A plataforma Agro Hub Brasil trás dados sobre hubs de inovação, incubadoras, startups, escolas e as principais iniciativas que ocorre no setor em todo o país, além de uma área dedicada a informações para os produtores rurais.
A ferramenta foi apresentada nesta quarta-feira, 23. Tereza Cristina, ministra da Agricultura, participou da live de lançamento. “Vamos incluir nosso produtor rural na efervescência dos ambientes de inovação para que tenhamos mais e mais soluções para os desafios reais do nosso agro”, disse ela.
Idealizador da iniciativa, o coordenador-Geral de Inovação do Mapa, Daniel Trento, explica que o Agro Hub Brasil contribui para uma maior coordenação das ações em curso.
“O Agro Hub Brasil vem preencher uma lacuna, pois muito já se sabia do que estava acontecendo no campo no tocante à transformação digital, mas não havia um espaço que desse a visibilidade da grandeza desse processo”, afirmou. “Para o futuro, a ideia é lançar chamadas online para que startups apresentem soluções para os desafios do agro brasileiro, entre outras evoluções que devem acontecer ainda este ano.”
Um estudo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, aponta que o o Brasil possui mais de 1,5 mil agtechs — startups focadas do agronegócio — e mais de 20 hubs de inovação agropecuária distribuídos por todo o território nacional.
Delas, pouco mais de 60% encontram-se na região Sudeste; 25%, na Sul; 6%, na Centro-Oeste; quase 5%, na Nordeste; e aproximadamente 2%, na Norte.
Leia também: “O Brasil vai alimentar o mundo”, entrevista concedida por Celso Moretti, presidente da Embrapa, para a Edição 103 da Revista Oeste